Advertisement

Facebook

Arcoverde inaugura Brinquedoteca Passos para o Futuro, primeira em centro comercial e feira livre do Brasil

Foto: David Mayer 

Na manhã desta quarta-feira, 11 de novembro, a Prefeitura de Arcoverde promoveu no Centro Comercial Regional Vereador Ulisses de Britto Cavalcante – Cecora, o ato inaugural da Brinquedoteca Passos para o Futuro, considerada a primeira no Brasil em centro comercial e feira livre.

A solenidade simbólica contou com as presenças da Prefeita Madalena Britto, dos secretários municipais Aildo Biserra (Obras e Projetos Especiais), Patrícia Cursino Padilha (Assistência Social), Jussara Pereira (Desenvolvimento Econômico), Andreia Britto (Saúde), Teresa Padilha (Cultura e Comunicação), além da gestora do Cecora, Ana Paula, do presidente do Funpremarc, Ésio Antônio, da presidente do COMDDICA, Anabel Souza do Amaral, entre lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e de permissionários do referido centro de compras.

Foto: Amannda Oliveira

Jussara Pereira, secretária de Desenvolvimento Econômico, abriu a ocasião abordando em seu discurso a importância do projeto para Arcoverde, que a partir de agora vai beneficiar cerca de 40 crianças, na faixa etária dos 4 aos 12 anos, possibilitando um melhor aproveitamento de tempo pedagógico e social no novo espaço. “Hoje é uma manhã de muita alegria, quando a gente pode aqui ter a oportunidade de receber esse equipamento lindo que é a nossa Brinquedoteca . É um sonho que hoje se realiza e vem à cabeça aquela frase: um sonho que a gente sonha só, é apenas um sonho. Mas um sonho que a gente sonha junto é o início já da realização. Eu me lembro aqui de tempos atrás, quando a gente falava sobre esse sonho com Amannda Oliveira e com Paulo Sérgio Diniz (ex-diretor do Cecora), o quanto era bonito e emocionante o brilho no olhar de quem participou desde o começo, desse projeto que hoje está aqui concreto. Isso é o cuidado da gestão Madalena Britto com as nossas crianças, esse equipamento aqui hoje no Cecora, sendo o primeiro do Brasil dentro de um espaço comercial. Que alegria e que inovação! Muito bom poder receber esse presente!”, frisou Jussara.

                                                                                  Foto: Amannda Oliveira

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDDICA, Anabel Amaral, fez uso da palavra, afirmando a satisfação de todos os conselheiros pela concretização do espaço. “Através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi possível apoiarmos essa importante iniciativa de políticas públicas para as crianças. Um espaço lúdico e transformador, a Brinquedoteca Passos para o Futuro tem uma missão muito importante, de proteger os direitos de crianças filhas de feirantes e permissionários do Cecora, especialmente protegê-las contra os resultados danosos do trabalho infantil. Infelizmente, o trabalho infantil é algo comum nas feiras do Brasil, sendo algo herdado há gerações, tido como comum e natural pelos pais. No entanto, para as crianças é negado o direito e a oportunidade de fazer outras e melhores escolhas. Essa realidade faz com que muitas dessas crianças perpetuem o símbolo da pobreza que envolve suas famílias há muitos anos”, evidenciou.

Foto: Amannda Oliveira

Já a secretária de Assistência Social, Patrícia Padilha, destacou que o projeto é apenas uma das inúmeras iniciativas colocadas em prática pela gestão municipal, para que crianças e adolescentes sejam devidamente assistidos por políticas públicas na cidade de Arcoverde. “A gente fica muito emocionado em poder estar hoje, aqui junto da Prefeita Madalena Britto, entregando mais um equipamento de proteção e de garantia de direitos das nossas crianças. Esse projeto foi sonhado por muitas pessoas, como Amannda Oliveira e Paulo Sérgio, quando era administrador do Cecora, e eles correram atrás para que esse sonho se tornasse realidade. E aí vieram outras mãos, como a Prefeitura de Arcoverde, a Secretaria de Obras e Projetos Especiais, a Secretaria de Assistência Social e o COMDDICA. Então, acho que é por isso que está todo mundo tão feliz, porque não foi um projeto que caiu, mas que foi sonhado por muita gente e muitas pessoas imprimiram seus esforços para que hoje a gente pudesse estar aqui entregando o equipamento para as crianças de Arcoverde, e nós temos uma prefeita que nesses oito anos de mandato olhou com um olhar especial para as crianças”, afirmou Patrícia, elencando posteriormente diversas ações da Assistência Social, que seguem em prática no município para o referido público alvo.

                                                                              Foto: Amannda Oliveira

A Prefeita Madalena Britto saudou as autoridades e o público participante do ato, ressaltando que o projeto se trata de uma iniciativa fundamental para práticas de erradicação do trabalho infantil em Arcoverde, começando pelo centro comercial.

“Esse é o Cecora que nós pensamos grande e ele hoje se tornou grande, porque quando nossa gestão chegou aqui, tínhamos um centro comercial com muitas necessidades. E o nosso então diretor Paulo Sérgio, que acho que ele não vai esquecer nunca esse grande trabalho que aqui foi feito, proporcionou uma grande obra que nós hoje sentimos orgulho de entrar no Cecora, de ver a sua organização e de ver como o Cecora funciona. E não seria diferente ele ter pensado juntamente com Amannda Oliveira e outras pessoas em um projeto tão bonito para nossas crianças, para a erradicação do trabalho infantil e os filhos dos feirantes que acompanham os pais e ficam sempre nas bancas ajudando a vender ou até a transportar mercadorias. Foi com esse pensamento de dar uma qualidade melhor a essas crianças que houve essa ideia. Enquanto os pais trabalham, seus filhos tem um local para poder ficar com segurança, alimentados e fazendo algum tipo de atividade. Então foi uma ideia fantástica que hoje está sendo concretizada”, afirmou a gestora municipal, que posteriormente também citou várias iniciativas em prol da população, as quais seguem em andamento até o dia 31 de dezembro deste ano.

                                                               Foto: David Mayer 

Madalena Britto também entregou para Amannda Oliveira uma placa de reconhecimento pela idealização do projeto da Brinquedoteca Passos para o Futuro. Bastante emocionada, a blogueira, fotógrafa e produtora cultural de Arcoverde agradeceu às palavras da prefeita, contando um pouco sobre a história do projeto para os presentes.  “Há aproximadamente cinco anos atrás, eu realizada uma pesquisa dentro do Cecora para uma exposição fotográfica. Eu nem imaginava que essa pesquisa fosse durar tantos anos, porque eu fui descobrindo um mundo no Cecora que eu não conhecia. E aí ouvindo os pais, visitando os boxes, eu via muitas crianças que passavam a semana inteira dentro do Cecora”, explicou Amannda, detalhando como surgiu a ideia de gerar uma brinquedoteca no referido centro.

“Eu fui educada pelos meus pais para fazer a diferença no mundo, mesmo que não fosse para algumas pessoas tão grande. Mas, eu sempre busquei fazer a diferença nos lugares por onde eu passava. Eu não trabalhava no Cecora, mas eu sou arcoverdense e quando a gente pertence a um lugar, a gente tem que lutar por esse lugar. E eu entrei na sala de Paulo Sérgio, que era diretor do Cecora, parecendo um furacão, porque eu sou muito alvoroçada também, né?! E eu disse para ele: Eu trouxe uma ideia para você!”, continuou Amannda, que também comentou sobre o processo de parcerias promovidas, para que a Brinquedoteca Passos para o Futuro pudesse sair do papel e ganhar vida.

A solenidade também contou com participação da feirante Ivanilda, mãe do garoto Miguel, que com cinco anos de idade vai integrar os primeiros contemplados assistidos pela equipe da Brinquedoteca no município.

Ao final, a inauguração contou com o descerramento de placa e corte da fita pela Prefeita Madalena, acompanhada de Miguel e Laila, representantes de todas as crianças que farão a primeira turma de 40 participantes a ser atendida no espaço de combate ao trabalho infantil, proteção e garantia de direitos para crianças, filhos e filhas de permissionários do Cecora.

Conheçam a Brinquedoteca Passos para o Futuro:

Foto: David Mayer 


                                                                 Foto: David Mayer 


                                                          Foto: David Mayer 

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...