Advertisement

Facebook

Prefeita de Arcoverde assina reajuste salarial dos Agentes Comunitários de Saúde - ACSs

Foto: Israel Leão
Em reunião ocorrida na sede da Prefeitura de Arcoverde, na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, a prefeita Madalena Britto, juntamente com a secretaria municipal de Saúde, Andreia Britto; o presidente do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Médio Agreste e Sertão do Estado de Pernambuco (Sindras), Reginaldo Gonçalves; e a diretora do Sindras e representante regional dos Agentes Comunitários de Saúde - ACSs, Andrê Matias, assinou a Lei Complementar n° 05/2020, referente ao reajuste anual do incentivo concedido pelo Governo Federal aos ACSs do município.
Abrindo a ocasião, a secretária Andreia Britto afirmou que a prefeita Madalena iria dar as boas notícias, aproveitando em seguida para falar brevemente sobre a importância do cadastro dos ACSs, que está disponível até o dia 30 março. “Estamos vendo que está ainda um volume muito lento de cadastramento. O acréscimo foi de mil cadastros e a diminuição das inconsistências foram em média de duas mil. Só que a gente está vendo que pelo tempo que temos, a evolução está lenta. Então, vamos precisar muito da ajuda de vocês”, ressaltou Andréia, abordando a importância para que a meta do número de cadastro seja alcançada no município.
Em seguida, Andrê Matias fez as saudações e agradecimentos à categoria e à prefeita Madalena. “A gente veio aqui com muita expectativa. Não sabemos o que é que vai acontecer aqui, mas como sempre é uma caixinha de surpresa, a surpresa nunca foi ruim e estamos aqui de coração aberto, para receber e para dizer que diante de todas as dificuldades que o SUS e o país atravessam, os Agentes Comunitários de Arcoverde tem dado prova nessa luta em prol desse SUS. Talvés alguns não tenham entendido ainda a importância destes cadastros e do e-SUS”, frisou Andrê Matias, que também falou sobre a importância do ato de cadastro para todos os integrantes do Sindras e da Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde (AMACS Arcoverde), enquanto usuários.
Antes de fazer o anúncio, a prefeita Madalena Britto fez um agradecimento a todos os ACSs de Arcoverde. “Nós reconhecemos o trabalho que é feito em Arcoverde através de vocês. Talvez vocês possam até pensar que a prefeita não reconhece este trabalho, mas desde o início da minha gestão, em 2013, que nós temos uma parceria com o sindicado, um bom relacionamento com o Sindras, nunca aconteceu nenhum desentendimento, nenhuma falta de respeito a nenhum de vocês. Pelo contrário, temos a nossa admiração pelo trabalho que é feito através de vocês. Isso vocês podem ter certeza de que o que eu estou dizendo é o que realmente sinto a respeito do trabalho que é realizado em nossa cidade”, afirmou a gestora municipal.
Posteriormente, Madalena Britto informou que o objetivo maior da reunião devido ao anúncio do aumento salarial da categoria. “É Lei, mas nós tivemos uma reunião na Amupe no início do mês e lá nós escutamos os prefeitos que não teriam condições de repassar esse aumento para os Agentes Comunitários de Saúde. Foi uma decisão nossa e nós vamos sim cumprir retroativo a janeiro, o repasse do aumento de vocês. Nós não vamos deixar vocês sem o aumento salarial. Fizemos com os professores também, retroativo a janeiro. E não poderíamos deixar de reconhecer o merecimento dos Agentes Comunitários de Saúde de Arcoverde”, destacou.
“Hoje, está aqui já a Lei pronta para ser assinada e vocês neste mês de fevereiro, já recebem com o aumento e já recebem com o retroativo de janeiro. E para alegria de vocês o pagamento já sai hoje!”, anunciou a prefeita, sendo bastante aplaudida pelos presentes em seu gabinete.
“É gratificante quando a gente pega os resultados positivos do trabalho que é feito pelos ACSc. Então aqui eu quero dizer que foi feita uma força tarefa para que a gente hoje estivesse aqui neste momento reunindo a todos e anunciando que daqui para frente a gente vai assumir o que vier para a Saúde. Vocês já tem direito que é dado da salubridade, que a gente sempre atendeu aos pedidos do sindicato e tem uma pessoa que vai ser representante eterna da categoria, que é Andrê Matias, a qual levanta a bandeira dos ACSs e eu só tenho uma palavra para encerrar e dizer aqui a vocês, que é gratidão!” finalizou Madalena, bastante emocionada, enumerando as responsabilidades da categoria no cotidiano do município. 
Ao final, foi assinada a Lei Complementar n° 05/2020, promovendo o reajuste anual do incentivo concedido pelo Governo Federal.
Informações:PMA

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...