Advertisement

Facebook

Mestre Ciço Gomes visita o Projeto SerTão Artista e Cultural na Fundação Terra

Foto: SerTão Artista

Os participantes do projeto SerTão Artista Cultural tiveram a oportunidade de conhecer o mestre do Samba de Coco Trupé de Arcoverde, Cícero Gomes, popularmente conhecido como Ciço Gomes. Como parte do calendário de atividades do projeto da Fundação Terra, a roda de conversa aconteceu na Biblioteca Notre Dame, na última segunda-feira (9), na sede da instituição, em Arcoverde.

Com mediação de Marcelo Cavalcanti, oficineiro de Samba de Coco no projeto e mestre do Coco Fulô de Barro, do bairro São Cristóvão, Ciço Gomes contou aos participantes sobre o começo de sua trajetória na cultura popular, aos 8 anos de idade. Hoje, aos 64, lidera um grupo de coco formado pela esposa, filhos e netos o qual encanta fãs mundo afora. “A gente vai dando continuidade nesse trabalho, passando de geração para geração. E a gente faz por amor”, explica às crianças.

Foto: SerTão Artista

O mestre contou um pouco sobre as suas principais composições, como “A vida tava tão boa”, feita quando tinha apenas 13 anos. Segundo ele, “esse coco surgiu de uma história, mas eu não imaginava que ele fosse expandir.” Intercalando a conversa com a demonstração de algumas canções, acompanhado de pandeiro, Ciço Gomes contou que todo artista, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e ele próprio, começaram de baixo. E disse que se eles insistissem poderiam também ser o que quisessem. “Depende de vocês quererem ser bons médicos, boas médicas, bons alunos ou bons artistas.” 

O oficineiro Marcelo celebrou a presença do mestre, contando que “trabalha as suas canções para que cada vez mais elas possam se popularizar na boca de cada criança dessa. Meu papel como arte-educador é esse: enaltecer e fortalecer todos os mestres que têm na cidade”. A conversa terminou com alguns participantes tocando e dançando ao lado do mestre em um momento de muita felicidade para todos. Ciço Gomes ficou encantado com o talento dos jovens e crianças e finalizou dizendo que eles “já estão praticamente prontos. Com alguns pequenos ajustes, podem formar um grupo.” 

Fonte: TVLW



Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...