Advertisement

Facebook

Secretaria da mulher lança 1º Curso de Qualificação Profissional e Formação Cidadã para trabalhadoras domésticas do Estado

Foto: Sec.Mulher

A Secretaria da Mulher de Pernambuco lançou, o primeiro Curso de Qualificação Profissional e Formação Cidadã para trabalhadoras domésticas do Estado. Nessa primeira etapa do projeto, estão sendo abertas 120 vagas para mulheres dos municípios do Recife, Camaragibe, Paulista e Olinda. A ação objetiva levar autonomia social, política e econômica para as trabalhadoras domésticas de Pernambuco. As inscrições para o curso vão até o próximo dia 07.

O curso contará com carga horária de 80 horas/aula que será distribuída em duas etapas: na primeira serão ministrados conteúdos de políticas públicas, legislação para o trabalho doméstico, gênero, raça, etnia, ética social e profissional. Na segunda etapa haverá a qualificação profissional que contará com normas de boas práticas de higiene, saúde, limpeza, cozinha, rouparia, cuidados com as pessoas, entre outros. O curso é gratuito e as alunas receberão cadernos paradidáticos com todo o programa, ajuda deslocamento e lanche.

As inscrições podem ser feitas nos Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres. Em Recife, será no Centro Comunitário da Paz- Compaz, do Alto Santa Terezinha, localizado na Avenida Aníbal Benévolo, S/N – Linha do Tiro. As mulheres de Olinda podem se dirigir ao Centro de Atendimento a Mulher, localizado na Rua Maria Ramos, 131 – Bairro Novo. Em Camaragibe, as inscrições podem ser feitas na Coordenadoria da Mulher de Camaragibe, Rua dos Girassóis, nº 7 – Bairro Novo – Camaragibe-PE. E por último, em Paulista na Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres – Prefeitura do Paulista – Pça. Agamenon Magalhães s/n Centro Paulista.

As dúvidas poderão ser tiradas através da Ouvidoria da Mulher no 0800 281-8187, bem como demais encaminhamentos institucionais cabíveis às demandas oriundas das trabalhadoras domésticas, como: sugestões, elogios, dúvidas e denúncias sobre situações de violência doméstica, os direitos trabalhistas e previdenciários.

A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, fala da importância de se qualificar as trabalhadoras domésticas que são invisibilizadas nas questões de formação como trabalhadoras. “O curso abre oportunidade para que as mulheres que estão no trabalho doméstico tenham mais chances de empregabilidade”, reforça.

A presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco, Luiza Batista, revela que Pernambuco é pioneiro em fazer um curso de qualificação para as trabalhadoras domésticas e que “sempre sentimos essa necessidade. Hoje temos um trabalho realizado com o governo que nos apoia e nos dá visibilidade”.

A auditora do Trabalho, Alcedina Maria Barroso Leal, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco – SRTE/PE explica que políticas sociais de inserção dessas categorias em posições mais desfavoráveis é fundamental para aumentar as chances de alcançar vagas de emprego.

A trabalhadora Doméstica Maria Gracinete explica que ter uma chance de se capacitar é muito importante na sua categoria porque não é fácil conseguir esse tipo de oportunidade. “O curso para mim está sendo ótimo porque vou me qualificar e, sendo assim, terei mais conhecimento da minha profissão”, conclui.

Informações: Secretaria da Mulher.

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...