Advertisement

Facebook

Encontro reúne profissionais para discutir sobre o sarampo


"Sarampo: um desafio atual" é o tema de reunião científica voltado para profissionais de saúde que abordará a epidemiologia da doença no Brasil e em Pernambuco, a sintomatologia e a importância da vacina na prevenção. O evento, com vagas para participação nos dias 02.10 ou 03.10, contará com palestras da superintendente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo; da infectologista pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Ângela Rocha; e do pediatra Eduardo Fonseca. Nos eventos, será divulgado o novo boletim epidemiológico da doença. 

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, e escolher entre a participação no dia 02.10, pela manhã, na sede da SES-PE, quando haverá transmissão por webconferência para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado e para o Hospital Dom Malan, em Petrolina; ou no dia 03.10, à noite, no Cremepe, órgãos parceiros da iniciativa juntamente com a Sociedade de Pediatria de Pernambuco. As inscrições devem ser realizadas pelo secretaria@sopepe.com.br ou (81) 3423.5063.

O evento faz parte das ações que buscam reforçar a importância da imunização contra o sarampo e da vigilância epidemiológica dos casos. "Precisamos trabalhar em diversas frentes para evitar a ocorrência de novos casos da doença. Estamos conscientizando a população sobre a vacinação, orientando os profissionais de saúde a notificarem os casos e atuando com os municípios para iniciar a investigação e as ações de bloqueios relacionadas aos casos suspeitos em tempo oportuno. Todas essas atividades visam prestar a devida assistência ao paciente e reduzir drasticamente o risco de adoecimento da nossa população", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina Melo, que palestrará no evento, reforça, ainda, que o Estado está abastecido com a tríplice viral. "A partir da próxima semana, iniciamos uma campanha nacional para vacinar a população de 6 meses a 4 anos. As doses serão aplicadas nos meninos e meninas que não começaram ou ainda não completaram seu esquema vacinal. A escolha desse público é pela incidência da doença ser mais alta nessa faixa etária, além do risco de agravamento do caso. Em novembro, ainda teremos campanha voltada para os adultos jovens entre 20 e 29 anos", pontua Ana Catarina. 


DADOS: Até o último dia 20.09, foram notificados em Pernambuco 698 suspeitas de sarampo, com 202 descartes, 22 confirmações e as demais em investigação. As confirmações ocorreram entre julho e a primeira quinzena de agosto. Desde janeiro, Pernambuco já vacinou mais de 421 mil pessoas com a tríplice viral, que, além do sarampo, ainda protege contra a caxumba e a rubéola. 

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...