Advertisement

Facebook

Sarampo: Pernambuco atinge meta da 1º dose da vacinação para público com 1 ano

Na população em geral, em apenas 2 meses, aumentou em 21% a imunização, comparando com os 7 meses anteriores



Até o dia 20.09, foram notificadas 698 suspeitas de sarampo em Pernambuco, com 202 descartes e 474 em investigação. Deste total, 22 casos foram confirmados (lista completa abaixo). No entanto, essas novas ocorrências são relativas ao período de julho e início de agosto.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ainda informa que, desde a primeira notificação, vem realizando, em parceria com os municípios, o reforço das ações de vigilância para fazer a investigação e bloqueio de casos. A SES-PE ressalta que o Estado está abastecido da vacina tríplice viral, que, além do sarampo protege contra caxumba e rubéola. Apenas entre agosto e setembro deste ano, foram aplicadas 230.877 doses da vacina. Este número, alcançado em menos de dois meses, representa um aumento de 21% em comparação aos primeiros sete meses do ano, quando foram aplicadas 190.228 doses. Ou seja, entre janeiro e setembro foram mais de 421 mil doses aplicadas. 

Especificamente na região da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), que engloba 32 municípios do Agreste e que concentra o maior número de casos confirmados da doença (19 casos), a SES-PE, em parceria com os municípios, além das ações de vigilância, realizou dois Dia "D" para convocar a população a comparecer aos postos de saúde para a imunização. Apenas entre agosto e setembro, houve um aumento de 44,8% no número de pessoas imunizadas (44.768 vacinados) quando comparado com os sete primeiros meses do ano (30.909 vacinados). Isso significa mais de 75,6 mil pessoas protegidas nessa região entre janeiro e setembro. 

Graças a essa força-tarefa na vacinação, o Estado já atingiu uma cobertura vacinal de 95,8% da tríplice viral do público com 1 ano, população que tem mais risco para agravamento da doença. Já analisando os dados da IV Geres, a cobertura está em 111,4%.

“O Estado e os municípios pernambucanos têm seguido as recomendações do Ministério da Saúde para priorizar a vacinação das crianças, que podem apresentar quadros mais graves quando adoecem pelo sarampo. O esforço de convocar a população a ir aos postos de saúde, além das ações nas comunidades e do Dia D, tem surtido efeito, alcançando percentuais de vacinação considerados ótimos pelas organizações internacionais de saúde. Agora, precisamos lembrar aos pais e responsáveis que, após três meses da primeira vacinação, é indispensável levar as crianças com 1 ano para receber a segunda dose, deixando-as, assim, devidamente protegida contra o sarampo. Além disso, ratificamos a importância da dose zero para o público entre 6 meses e 11 meses, que precisa, a partir dos 12 meses, seguir normalmente o calendário básico”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. Importante lembrar que a vacinação para essa faixa etária foi instituída no Brasil na segunda quinzena de agosto.

O secretário André Longo ainda afirma que as ações implementadas pelo Estado e pelos municípios contra o sarampo têm surtido efeito e que a gestão pública continua trabalhando intensamente para evitar a ocorrência de novos casos. “Há casos de sarampo em diversos Estados brasileiros e em outros países de diversos continentes. Com a circulação de pessoas, é possível que um doente de fora chegue ao nosso Estado. Mas se nossa população estiver vacinada, diminuímos drasticamente o risco de adoecimento do público local. Ratificamos que a vacina é gratuita, segura e a maneira mais eficaz dos pernambucanos ficarem protegidos contra o sarampo”, frisa Longo.

PERFIL DOS CASOS CONFIRMADOS

RECIFE (3)
3 casos (sexo feminino de 16 e 19 anos, sexo masculino de 26 anos)
 
CARUARU (6)
6 casos (sexo masculino de 17, 18, 22, 25 e 30 anos; sexo feminino de 17 anos)

TAQUARITINGA DO NORTE (8)
8 casos (sexo masculino de 6 meses, de 7 meses – óbito –, de 10 meses, 18 anos, 20 anos e 31 anos; e sexo feminino de 10 meses e 17 anos)

FREI MIGUELINHO (1)
1 caso (sexo masculino de 21 anos)

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (1)
1 caso (sexo masculino de 17 anos)
 
VERTENTES (1)
1 caso (sexo masculino de 20 anos)

BEZERROS (1)
1 caso (sexo masculino de 16 anos)

TORITAMA (1)
1 caso (sexo feminino de 15 anos)

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...