Advertisement

Facebook

No Recife estão abertas as inscrições para a oficina “Imagem, Movimento e Dança”

Divulgação

O cineasta e crítico de cinema francês Yann Beauvais comanda, no Recife, a oficina “Imagem, Movimento e Dança”, no dia 19 de setembro, ao lado do crítico e curador Moacir dos Anjos. A aula acontece no dia 19 de setembro (quinta-feira), no Portomídia, no Bairro do Recife, das 8h às 18h. A ação, comandada pela Assessoria de Dança da Secult-PE/Fundarpe, oferecerá instrumentos teóricos para que os artistas-criadores possam ampliar suas noções de videoarte e vídeo dança, e avancem nas questões de dramaturgia e roteiro para suas obras. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 18 de setembro (quarta-feira), através do envio de uma carta-intenção (máximo de 15 linhas) para o e-mail secultdanca@gmail.com. Serão oferecidas 50 vagas.
A oficina busca focar na relação dos filmes e vídeos com a dança, abordando cinema experimental e videoarte, lugares considerados privilegiados na constituição de obras desenvolvidas a partir do registro do movimento dos corpos. A partir de uma seleção de filmes históricos e contemporâneos, a atividade apresentará diferentes maneiras de pensar as relações entre vídeo e dança.
“A formação para profissionais videastas em dança é de extrema necessidade em um mercado sempre em mutação. O mercado está alinhado diretamente, devido aos meios tecnológicos, ao que se passa no mundo neste exato momento.  O conteúdo desta linguagem artística está ligado ao aqui e agora, e por esta razão oferecer uma possibilidade de alinhamento desses conteúdos com um exercício de construção de contemporaneidade é necessário para lançamento e reverberação destes produtos no mercado”, avalia Maria Paula Costa Rêgo, assessora de Dança da Secult-PE/Fundarpe.
Sobre os facilitadores

Além de crítico e cineasta, Yann Beauvais é organizador de eventos de cinema experimental na França e no exterior. Formado em Filosofia e Estudos de Cinema, influenciado pela arte contemporânea (formalismo russo e estruturalismo mínimo) e pela música acadêmica, ele é cofundador do Light Cone, a mais importante cooperativa europeia de difusão do cinema experimental. Ensinou estética e história do cinema experimental no Studio Le Fresnoy, na Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, e na Universidade da Flórida. Foi conservador de acervos históricos e programador na American Center, produtor no Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou, no Museu de Arte Moderna de Paris e na Galeria Nacional do Jeu de Paume. Desde 2011, Yann Beauvais mora em Recife. Ele assina mais de 50 filmes, entre videoarte e curtas.

Moacir dos Anjos é economista e pós-doutorado em arte transnacional, identidade e nação pela Camberwell College of Arts, em Londres. É pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, foi curador da 29ª Bienal de São Paulo, em 2010, e dirigiu o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), no Recife, entre 2001 e 2006. Foi conselheiro da Fundação Iberê Camargo e integra o Comitê Assessor da Cisneros Fontanals Arts Foundation desde 2006.
Serviço

Oficina Imagem Movimento e Dança
Local: Porto mídia (Rua Barão Rodrigues Mendes, 52, Bairro do Recife)
Quando: 19 de setembro (quinta-feira), das 8h às 18h
Inscrições gratuitas até o dia 18 de setembro por e-mail (secultdanca@gmail.com), incluindo carta-intenção com no máximo 15 linhas
50 vagas disponíveis

Informações: Secult/Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...