Advertisement

Facebook

“Manifesto Balbúrdia Poética: 80 Tiros” será lançado nesta sexta-feira (13), no Espaço Pasárgada

Coletânea com 24 poesias de 24 poetas de vários estados brasileiros será o tema do projeto Saraus em Pasárgada deste mês. O evento, que é aberto ao público, contará com recital, roda de conversa e participação dos autores por videoconferência


O Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, recebe o lançamento do “Manifesto Balbúrdia Poética: 80 tiros”, na edição de setembro do projeto Saraus em Pasárgada. Para apresentar a publicação que traz 24 poemas sobre temas que rondam a política nacional atualmente, os artistas que assinam os textos vão participar do tradicional recital do evento e de uma roda de conversa na próxima sexta-feira (13/9), a partir das 18h, com entrada gratuita. Poetas que são de outros estados brasileiros se integrarão ao sarau, através de videochamadas ou envio de vídeos gravados com a leitura dos textos. Também haverá projeção de poesias durante o evento.
A ideia de publicar o “Manifesto Balbúrdia Poética: 80 Tiros” nasceu de uma conversa entre amigos. “Tivemos a vontade de expressar toda a nossa frustração diante situação em que o país se encontra. Quisemos responder com poesia, responder do jeito que a gente sabe. É uma forma de resistência, principalmente, quando a gente vê uma obra censurada, pessoas agredindo umas às outras por sua condição sexual, a classe acadêmica humilhada. O manifesto é contra o discurso fascista e a onda intolerante. Contra as pessoas que se acham no direito de dizer o que outra pessoa pode ser”, explica Taciana Oliveira, organizadora da publicação.
O projeto Saraus em Pasárgada tem como principal objetivo promover a interlocução entre escritores, poetas e o público. O microfone aberto proporciona esse encontro. A parceria com os organizadores do “Manifesto Balbúrdia Poética: 80 Tiros” é importante na medida que reforça a luta pela democracia e pela liberdade de expressão. A palavra é uma potência e a arte tem que circular livremente”, afirmou Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada.
Para o sarau, estão confirmadas as presenças de Raimundo de Moraes (que será o mediador do evento), João Gomes, Tania Consuelo, Bell Puã, Flávia Gomes e Taciana Oliveira. De outros estados, enviarão vídeos gravados Adriane Garcia, Casé Lontra Marques, Baga Defente, Leonardo Antunes Álvaro Santi e David Alves. Os autores de Fortaleza conversarão via chat: Rebeca Gadelha, Lisiane Forte, Cândido Rolim e Ana Argentina Castro.
O manifesto de 64 páginas está disponível para leitura em https://archive.org/details/manifestobalburdia e é gratuito. Publicado pela Editora CGA, de Natal, no Rio Grande do Norte, a obra é assinada por 24 artistas de diferentes regiões do Brasil
Serviço
Saraus em Pasárgada
Lançamento do “Manifesto Balbúrdia Poética: 80 tiros”
Sexta-feira, 13 de setembro, às 18h
Espaço Pasárgada (R. da União, 263 - Boa Vista, Recife - PE)
Entrada Franca

SECULT/FUNDARPE

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...