Advertisement

Facebook

Ancestralidade e tecnologia pautam 2º Seminário Filig de Leituras


O 2º Seminário Filig de Leituras, acontece no próximo dia 26 de setembro, das 8h às 12h, no Sesc Garanhuns. Com a proposta de continuar aprofundando os caminhos para fortalecer a presença da ancestralidade nas pautas educacionais, o evento é direcionado para mediadores de leitura, bibliotecários, professores e estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras.

A entrada do Seminário, realizado pela Ferreira Costa, idealizadora do projeto junto com a Proa Marketing Cultural e Projetos, é gratuita e a inscrição acontece pelo link: encurtador.com.br/eoAUZ. Tendo como mote central a interseção da tecnologia com a identidade negra, o encontro vai trazer a comunicadora e coordenadora do laboratório de tecnologias e inovação cidadã (Labcoco), Mãe Beth de Oxum, e Daniel Albuquerque, que é produtor fonográfico e também técnico do laboratório.

Com mediação do coordenador de Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco, Bruno Câmara, vão falar sobre “Narrativas ancestrais e mitologia africana em jogos digitais”. Na conversa, vão trazer o “Contos de Ifá”, tecnologia social que se aproxima, em especial, da juventude na formação dessa geração e na idealização, construção e utilização de plataformas digitais como forma de aliar tecnologia à identidade negra e matizes africanas.

Sobre a Ferreira Costa – Nascida em Garanhuns, a Ferreira Costa completa, em 2019, 135 anos de atividade. Reconhecida pela variedade de produtos e serviços e excelência no atendimento, o Home Center agora possui e-commerce, o www.ferreiracosta.com, com entrega para todo Brasil.

Filig – O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns é resultado da proposta da Ferreira Costa, idealizador do evento junto com a Proa Marketing Cultural e Projetos, de formar leitores. Por isso, crianças e adolescentes são o público-alvo das atividades em outubro. No entanto, pensando no ecossistema, o Filig também traz ações formativas que envolvem pais e mães, professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos no universo literário e educacional. Durante o festival, Garanhuns vivencia dias com intensa programação gratuita para moradores e visitantes de outros municípios que podem participar de espetáculos musicais e cênicos, exposições, conversas com autores locais e mundiais, entre outras atividades. O Filig conta com o apoio da Fundarpe, Governo de Pernambuco, Sesc Garanhuns, Prefeitura de Garanhuns e Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG e a realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.

Claudio Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...