quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Fenagreste vai homenagear Mestre Sebá e Fernando Lyra

Foto: Arnaldo César/Prefeitura de Caruaru.

A programação da quarta edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), maior evento literário do interior de Pernambuco, foi anunciada nesta quarta-feira, dia 21, em coletiva de imprensa em Caruaru que contou com a presença da prefeita Raquel Lyra e de Ricardo Leitão, presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), empresa pública realizadora do evento, com apoio da Prefeitura de Caruaru e Andelivros.
A Fenagreste 2019 acontecerá entre os dias 4 e 8 de setembro, no Espaço Cultural Tancredo Neves, e prestará homenagem a dois pernambucanos de significativa importância: o advogado e político Fernando Lyra (in memoriam), um dos principais articuladores do processo de redemocratização do Brasil; e Sebastião Alves Cordeiro, o Mestre Sebá, grande nome da cultura popular de Caruaru, sobretudo no teatro de mamulengos.
Com o tema Palavra: do impresso ao digital, a feira literária contará com a participação de 50 editoras e distribuidoras de livros, num espaço de cinco mil metros quadrados. A programação, totalmente gratuita, incluirá palestras com autores de renome nacional, rodas de leituras, oficinas, workshops, capacitação para professores, lançamentos, além de atrações culturais.
Já no ranking das dez maiores feiras literárias do Brasil, a Fenagreste mobilizou em sua última edição (2018) um público visitante de 60 mil pessoas, movimentando mais de R$ 2 milhões e gerando mais de 400 empregos diretos em Caruaru.
Durante a coletiva, Ricardo Leitão destacou o envolvimento da população de Caruaru com a Fenagreste, estimando uma expectativa de público de 20 mil pessoas por dia. “Estamos trazendo como tema principal da feira a evolução da palavra, do impresso ao digital. A programação proposta dialoga com essa temática trazendo questões como o letramento literário em ambiente digital e como vem se dando a alfabetização com o apoio dos meios digitais, entre outros aspectos”, ressalta.
O presidente também destacou a grande oportunidade, assegurada pela feira, de proporcionar aos leitores descontos vantajosos nos estandes das editoras. Professores e técnicos em educação receberão bônus para a compra de livros.
Já a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, assim como Leitão, enfatizou a questão do letramento digital, que assegura capacitação gratuita aos professores de Caruaru e dos municípios vizinhos. “Estamos investindo R$ 850 mil em bônus para que os professores da rede pública tenham condições de adquirir livros”, diz a prefeita, ao destacar a oportunidade de escritores caruaruenses lançarem seus títulos.
Esteve presente à coletiva o Mestre Sebá e o ex-governador João Lyra, irmão do homenageado in memorian: “A Fenagreste não é uma exposição de livros, mas uma semana de discussões do que há de melhor na cultura pernambucana e brasileira. Sinto-me muito feliz em participar de um evento desse porte, que presta homenagem ao meu irmão, um homem de reconhecido valor”.
DESTAQUES
Entre os destaques da programação está o debate sobre Liberdade de imprensa, do dia 5, com as participações do presidente da Cepe Editora, Ricardo Leitão; da jornalista Eliane Catanhêde, comentarista política do jornal O Estado de S. Paulo e da GloboNewsde Paulo Cunha, cineasta e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e de José Nivaldo Júnior, publicitário, escritor e mestre em História pela UFPE.
Na sexta-feira, dia 6, o debate será sobre igreja progressista brasileira nos tempos de repressãocom participação do historiador Antônio Montenegro, autor do livro Travessias – Padres europeus no Brasil (1959-1990), editado pela Cepe descritor e professor da UFPE, Antônio Jorge de Siqueira.
No mesmo dia será realizada a esperada palestra intitulada: Letramentliterário em ambientes digitais, com Graça Lins, do Porto Digital.
A Fenagreste também contará com a poética do Slam das Minas, com Bel Puã Luna Vitrolira, lançamentos e palestras de escritores como Sidney Rocha, Ronaldo Correia de Brito, Fred Caju e Paulo Cunha; além de shows de nomes como Maestro Spok, que inclusive estará lançando seu primeiro livro de poesias Semestes; Maciel Melo e Josildo Sá.
PERFIL DOS HOMENAGEADOS
Fernando Soares Lyra – Nasceu na cidade do Recife, no dia 8 de outubro de 1938, mas foi criado na cidade de Caruaru onde, em 1964, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Caruaru. Combateu a ditadura militar e foi um dos principais articulistas do processo de redemocratização do País. Exerceu sete mandatos de deputado federal (1970–1998) e um de deputado estadual (1966-1970).
De espírito conciliador, foi um dos principais organizadores da candidatura de Tancredo Neves à presidência da República, no ocaso do regime militar. No início do governo de José Sarney (1985-1990), ocupou o cargo de ministro da Justiça. Dedicou mais de 40 anos à vida pública e foi filiado ao longo da vida ao PMDB, ao PDT e ao PSB. Presidiu ainda a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) entre os anos de 2003 a 2011. Faleceu no dia 14 de fevereiro de 2013
Dentre as Condecorações que Fernando Lyra recebeu, destacam-se: Ordem do Congresso Nacional – Congresso Nacional; Ordem de Isabel, a Católica – Reino da Espanha; Medalha do Mérito Legislativo – Câmara dos Deputados; Medalha da Inconfidência – Governo do Estado de Minas Gerais; Ordem do Rio Branco, Grã-Cruz – Ministério das Relações Exteriores; Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho – Tribunal Superior do Trabalho; Diploma de Reconhecimento Maçonico Grande Oriente do Brasil; Diploma de Reconhecimento da Escola Superior de Guerra; Ordem do Mérito do Trabalho – Ministério do Trabalho, e Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar.
                                                     Foto: Janaína Pepeu
Mestre Sebá – Sebastião Alves Cordeiro Filho nasceu no município de Sertânia, no dia 20 de janeiro de 1957. Desde criança sempre acalentou o sonho de ser artista em uma cidade grande. Na vida exerceu muitas ocupações, como assistente de obra, padeiro, fabricante de vinagre. Já em Caruaru, cidade para ele comparada à Nova Iorque, entrou em contato pela primeira vez com o teatro ao ser chamado para atuar na peça Solte o Boi na Rua, de Vital Santos, com o Grupo de Teatro Ivan Brandão.
Ícone e grande mestre da cultura popular de Caruaru, principalmente no teatro de Mamulengo, mestre Sebá tem de mais de 40 anos dedicados à cultura, com premiações por sua atuação no teatro, cinema e televisão. É fundador do Teatro de Mamulengos Mamusebá, da Companhia Pernas pra Circulá e do Teatro Garagem Mamusebá. Em 2014 recebeu a medalha de Honra ao Mérito Compositor Onildo Almeida, em 2016, Sebá recebeu o título de Cidadão Caruaruense por reconhecimento ao seu trabalho na cultura popular. Já em 2017 foi o homenageado do Janeiro de Grandes Espetáculos.

Serviço:
4ª Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste)
Quando: de 4 a 8 de setembro
Local: Espaço Cultural Tancredo Neves
Endereço: Rua Agnelo Dias Vidal – Nossa Sra. das Dores, Caruaru-PE

Moema Luna
Cepe Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário