terça-feira, 27 de agosto de 2019

Aesa-Essa abre inscrições para o IV Simpósio de Psicologia


A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa, por meio do curso de Psicologia da Escola Superior de Saúde – Essa, promove nos dias 27 e 28 de agosto, o IV Simpósio de Psicologia Aesa-Essa, abordando como tema: ‘A Psicologia na Interface com Discussões sobre Gênero e Sexualidade’.  
Integrando as atividades comemorativas aos 50 anos da Aesa, o simpósio terá abertura no Teatro do Sesc Arcoverde. “Na abertura, além da mesa de debates, teremos a participação do Samba de Coco Trupé de Arcoverde e o evento marca a comemoração da instituição de ensino superior pelo Dia da(o) Psicóloga(o), que é justamente em 27 de agosto”, explica a coordenadora do curso, Danielle Vaz.
INSCRIÇÕES - A inscrição individual, que custa o valor de R$ 25 e mais um Kg de alimento para doação ao banco de alimentos do Sesc Arcoverde, deve ser feita com representantes das turmas do curso de Psicologia da Aesa-Essa, ainda pela manhã desta terça-feira (27), na própria Aesa e também no Sesc Arcoverde.
Confira a programação completa do simpósio:  
- Terça-feira, 27/08/2019 (Noite)
Local: Teatro do SESC Arcoverde
18h - Inscrições para minicursos e credenciamento 
19h - Atividade cultural com o Samba de Coco Trupé de Arcoverde 
19h30 - MESA DE ABERTURA 
Coordenadora do curso de Psicologia – Prof. Danielle Vaz 
Diretor da ESSA – Alexandre Lira 
Presidente da Autarquia – Roberto Coelho 
Coordenadora de pesquisa e extensão – Prof. Ana Paula 
Coordenadores da ESSA

19h40 - MESA DE DEBATES 
Temática: Dissidências, resistências e visibilidade: estratégias para o debate de gênero e sexualidade no Brasil atual

Jorge Lyra - Masculinidades e relação de gênero: ensaios de uma leitura decolonial. 
Docente dos cursos de graduação e da Pós-graduação em Psicologia da UFPE; Cocoordenador do Núcleo Feminista de Pesquisas sobre Gênero e Masculinidade 

Rebecca Braynner 
Mulher branca cis hétero mãe feminista. Psicóloga, terapeuta corporal e analista em bioenergética. Coordenadora da Saúde Mental de Caruaru. 

Renna Costa 
Mulher trans. Graduada em licenciatura e bacharelado em teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC)

20h40 - MESA POR REPRESENTATIVIDADE 

Katharyne Bezerra 
Mulher negra, feminista, vegetariana e ativista da causa animal e ambiental. É jornalista formada pela UniFavip, mas também atua como fotógrafa. Já foi presidente da ONG Laika Vitae (proteção animal) durante 4 anos, ajudou a formar o Desabrochar (grupo feminista) e é integrante do Boi da Gente (Grupo cultural), todos movimentos de Belo Jardim. É belo jardinense, mas atualmente reside em Caruaru. 

Nilton Oliveira 
Ativista LGBT+, membro e cofundador do Coletivo SerTão Livre. Homem cis gênero, bissexual, morador do São Geraldo (periferia), classe média-baixa, artista e militante dos movimentos de cultura e educação. Bacharel em enfermagem pelo IFPE. Terapeuta Reikiano. 

Yan Vinícius 
Letrando, ativista LGBT+, membro e cofundador do Coletivo SerTão Livre, ator, artista e militante dos movimentos de cultura e educação. 

Apresentação sobre a articulação e atividades do Coletivo Feminista Desabrochar 
Katharyne Bezerra

21h – DEBATE
21h30 - ENCERRAMENTO 

ATIVIDADES PARALELAS: 
Exposição fotográfica de Clara Sousa em sala lateral 
Estampagem de camisas com o Coletivo SerTão Livre 
Terapia Reikiana com Nilton Oliveira


- Quarta-feira, 28/08/2019 (Manhã) 
Local: Auditório da Aesa
8h - ATIVIDADE CULTURAL 
Jacqueline Torres - Educadora na área de Letras. Técnica em Biblioteconomia. Poetisa e escritora. Acadêmica. Contadora de Histórias. Ativista política e feminista. Sócia fundadora da UBM - União Brasileira de Mulheres - Pesqueira. 

Performance com Gabi Cavalcante: 
Bixa travesty atuante no sertão do Moxotó, negra, estudante do 2º período de licenciatura em história pelo CESA, militante das causas LGBTQI+, integrante do coletivo cultural ‘Locomotivo Corredor’, artista da dança, teatro, visual e performer, também conhecida como ‘Benedita Arcoverde’, persona criada pela artista que surge como uma possibilidade encontrada por ela de discutir sobre as relações CENTRO/PERIFERIA, e de denunciar as violências sociais através do corpor/imagem/montação.

8h40 - MESA DE DEBATES 
Temática: Corpos indóceis, divergentes, transgressores e poéticos: políticas de resistência e experiências afirmativas no cotidiano. 

Verônica Oliveira: Feminista, psicóloga UFPE, atua no Sistema Único de Saúde desde 1994, ajudando a implantar políticas públicas de saúde nos três níveis de gestão. Também atua na assistência à saúde. Desde 2013, integra a equipe técnica do Curso de Medicina, do Núcleo de Ciências da Vida, do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Psicologia pela UFPE e estuda o efeito da violência obstétrica na vida das mulheres. 

Denise Luz: Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestre e doutora em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professora adjunta de Direito Processual Penal e Coordenadora do Curso de Direito da UPE-Arcoverde 

Thaís Cavalcanti: Thais Cavalcanti, conhecida por seu povo como negra de luta, 24 anos, militante pela União das favelas e comunidades, assistente social formada pela UFPE atualmente cursando pós-graduação em saúde coletiva com ênfase em gestão do SUS. É uma das 25 jovens negras mais influentes do estado segundo o coletivo cara preta. Luta pela garantia e defesa intransigente dos direitos humanos. E pelo direito a vida do povo negro, defende o fim total do capitalismo e a construção de uma outra forma de socialização que não tenha em suas bases a exploração.

10h - COFFEE BREAK
10h30 - MESA POR REPRESENTATIVIDADE 

Cláudia Bethânia Bezerra 
Militante do Movimento Sindical e do Movimento Feminista. Representante da União Brasileira de Mulheres (UBM) em Pesqueira. Licenciada em história pela Faculdade de Formação de Professores(as) de Belo Jardim (FABEJA). Especialista em Filosofia pela FABEJA. Especialista em Gestão Pública pelo IFPE. Coordenadora pedagógica do Ensino Médio na EREM Professora Margarida de Lima Falcão. Professora de história na rede municipal de Pesqueira. Coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (SINTEPE).

Manuela Siqueira 
Ativista/militante LGBT+, membro e cofundadora do Coletivo SerTão Livre, cis gênera, lésbica, feminista, militante dos movimentos da educação e direitos femininos. Enfermeira pela IFPE – Campus Pesqueira. Pós-graduanda em Saúde Pública. Pós-graduanda em docência em enfermagem pela UFPE. 

Apresentação sobre articulação e atividades do Coletivo LGBT SerTão Livre e da UBM 
Cláudia Bethânia Bezerra 
Manuela Siqueira

11h – DEBATE
11h20 - ENCERRAMENTO 

Nix La Marge 
PsicoArte 

ATIVIDADES PARALELAS: 
Exposição fotográfica de Clara Sousa em sala lateral 
Estampagem de camisas com o Coletivo SerTão Livre 
Terapia Reikiana com Nilton Oliveira


- Quarta-feira, 28/08/2019 (Tarde) 
Local: Aesa
13h - COMUNICAÇÕES ORAIS E EXPOSIÇÃO EM BANNER
14h30 - MINICURSOS 

1. Prevenção e aconselhamento para IST’S e HIV: reflexões sobre o papel da psicologia. Ministrantes: Profª Msª Patrícia Ivanca e Prof. Ms. Fábio Alves 

2. Feminismo interseccional e Teoria Queer: debates introdutórios. 
Ministrantes: Profª Msª Giliane Cordeiro e Profº Espª Luíz Massilon 

3. Psicologia clínica: reflexões sobre gênero e feminismos. 
Ministrantes: Profª Espª Eunice Magalhães Silva e a Psicóloga Jéssica Vaz Galdino. 

4. Encruzilhada discursiva: branquitude antirracista e sexualidades dissidentes. 
Ministrante: Profo Esp. Diêgo Santana. 

5. As discussões de gênero e articulação feminista na União Brasileira de Mulheres (UBM).
Ministrantes: Cênia Gabrielle Oliveira de Barros – Psicóloga; Ubemista; Pós graduação em Saúde mental; Coordenadora de saúde mental do município de Pesqueira; Coordenadora do CAPS. Cláudia Bethânia Bezerra - Militante do Movimento Sindical e do Movimento Feminista. Representante da União Brasileira de Mulheres (UBM) em Pesqueira. Especialista em Filosofia – FABEJA. Jacqueline Torres de Souza - Educadora na área de Letras. Técnica em Biblioteconomia. Poetisa e escritora. Acadêmica. Contadora de Histórias. Ativista política e feminista. Sócia fundadora da UBM - União Brasileira de Mulheres - Pesqueira. Welly Freitas - Licenciada em Letras pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Ativista política e feminista, sendo uma das coordenadoras do núcleo da UBM -União Brasileira de Mulheres em Pesqueira.

16h30 - Encerramento dos minicursos


- Quarta-feira, 28/08/2019 (Noite) 
Local: Auditório da Aesa
19h - Atividade Cultural – PsicoArte 
19h30 - PALESTRA DE ENCERRAMENTO 
Tema: Saúde Sexual e Felicidade 
Prof. Dr. Bruno Severo – Graduação em Biomedicina, Filosofia e Pedagogia, Psicanalista clínico, Especialista em Sexualidade Humana, Membro permanente do Programa de PósGraduação em Ciências da Saúde (UFPE) e do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino das Ciências Ambientais para Professores de Ensino Básico (PROFCIAMB). Coordena o Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASEProaes/UFPE). Coordena o Projeto “Palhaçoterapia” do Hospital das Clínicas-UFPE. Professor da disciplina "Felicidade" da UFPE.

20h30 – DEBATE
21h - ENCERRAMENTO DO SIMPÓSIO
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário