Advertisement

Facebook

Cecora tem projeto aprovado para construção da primeira Brinquedoteca em centro comercial e feira livre do Brasil


O Centro Comercial Regional Vereador Ulisses de Brito Cavalcanti – Cecora, terá a primeira Brinquedoteca em um centro comercial misto no Brasil. O Projeto Passos Para o Futuro – nome batizado para a brinquedoteca – teve sua aprovação em deliberação na última quinta-feira, 06 de junho, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Conddica, Secretaria de Assistência Social - SAS, Secretaria de Educação de Arcoverde - SEA, e Cecora.
O trabalho infantil é algo comum nas feiras do Brasil, herdado há gerações e tido como algo comum e natural pelo país. É preciso um mecanismo que venha de encontro a essa realidade para reescrever histórias e redesenhar os passos das crianças que passam a semana inteira no ambiente da feira. A brinquedoteca é uma certeza de que os passos dados rumo ao futuro dessas crianças será de oportunidade e longe do trabalho infantil.
“A Brinquedoteca Passos Para o Futuro nasce da necessidade de proteger os direitos das crianças filhas de feirantes e permissionários do Cecora. O referido centro comercial é lugar histórico de incidência do trabalho infantil, que se renova por gerações inteiras e este espaço vem quebrar o ciclo de exploração do trabalho de crianças e de dar-lhes a oportunidade de um futuro diferente. A brinquedoteca, que será a primeira do mundo em uma feira livre, terá atividades desenvolvidas de acolhimento com as crianças e ações com as famílias, atividades sócio educativas, acompanhamento pedagógico e social, além de refeições”, explicou o diretor do Cecora, Paulo Sérgio Diniz.
“A criança precisa ter o seu direito garantido de ser criança, como estabelece a Constituição Federal Brasileira, de 1942, e o Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990. O projeto está orçado em pouco mais de 138 mil reais e terá capacidade de atender até 40 crianças em horário de contra turno de terça a sábado, ou seja, quando não estiverem em sala de aula”, adiantou o diretor do Cecora.
Ao final da deliberação, que aprovou o projeto por unanimidade pelos membros presentes, Paulo Sérgio Diniz agradeceu a todos, ressaltando em seu discurso uma luta de três anos para colocar em prática a iniciativa. “É com imensa satisfação que fazemos o anúncio de construção desse importante equipamento de enfrentamento ao trabalho infantil. O Projeto Passos Para o Futuro é um sonho em conjunto, sonhado por todos. Faço aqui uma menção de agradecimento ao Conddica, à amiga e articuladora do projeto, Amannda Oliveira, à prefeita Madalena Britto e ao vice-prefeito Wellington Araújo, os quais sempre apoiaram e acreditaram na importância desse projeto para o enfrentamento do trabalho infantil no município de Arcoverde”, pontuou.
A Primeira Brinquedoteca em Feira livre do Brasil.
Há três anos atrás esta blogueira fotografava o Centro Comercial de Arcoverde - Cecora e encontrava muitas crianças no ambiente da feira. Os pais não tinham com quem deixá-las e as levavam para a feira. E isso me deixou a pensar numa alternativa dentro da feira para as crianças. Se em um horário elas estão na escola e no outro na feira, poderíamos fazer algo diferente para essas crianças, poderíamos dar a elas um novo rumo. Assim nascia o projeto da brinquedoteca que foi abraçada de cara pelo diretor do Cecora Paulo Sérgio . Vale salientar que quando levamos a ideia a prefeita Madalena ela ficou encantada com o projeto e apoiou a sua construção desde o início. O nome Passos para o Futuro foi dado por Paulo. Um espaço que vai mudar a vida de muitas crianças que não estarão expostas ao trabalho infantil, mais terão reforço escola, ações educativas, poderão brincar e ser o que são " Crianças". Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história.
ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...