Advertisement

Facebook

Prefeitura de Arcoverde apoia festa de centenário da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento


O secretário municipal de Turismo e Eventos de Arcoverde, Albérico Pacheco, esteve na última segunda-feira, dia 31 de maio, visitando a sede da Empresa de Turismo de Pernambuco – Empetur, no Recife. Na pauta, foi discutido o apoio que o órgão estadual poderá dar quanto à realização da festa que vai marcar o Centenário da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento - Padroeira de Arcoverde. A festa está programada para acontecer de 14 a 23 de setembro, no Pátio da Matriz do Livramento, localizado no centro da cidade.
Albérico Pacheco esteve acompanhado do Padre Adeíldo Ferreira e dos paroquianos Nivaldo e Alessandro. A comitiva foi recebida por Bernardo Mendes, chefe de gabinete do secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, e por Lázaro Mendes Viana, diretor de Fomento da Empetur.
 “Foi uma reunião proveitosa, pois o centenário da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento vai movimentar os segmentos de turismo religioso, histórico e cultural do município”, avaliou Albérico, adiantando que a Prefeitura Municipal dá todo apoio à festa.
História – De acordo com o historiador Pedro Salviano Filho, em 1841 há um registro da existência da capela curada de Nossa Senhora do Livramento, em Olho d'Água (primeiro topônimo de Arcoverde), que, se presume, sofreu uma primeira reforma em 1865.
Apesar dos estudos para construção de um novo prédio, que seria localizado onde posteriormente foi construído o Cine Bandeirante, incluindo a colocação de pedra fundamental em janeiro de 1940, somente em junho daquele ano teve início a reconstrução, no mesmo local, a atual Matriz.
Dois anos depois, em 1942, já estavam prontas as novas construções, incluindo uma Casa Paroquial. Em janeiro de 1945 acontecia a “festa de maior expressão de nossa padroeira”. Em 1919, pelo Decreto n. 2, do Paço Episcopal de Pesqueira, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento que agora completa um século de atividades.
ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...