Advertisement

Facebook

Garanhuns pode ganhar uma unidade do Conservatório de Música



Logo após apresentar Indicação à Secretaria Geral da Mesa, na Assembleia Legislativa do Estado, em que fez apelo ao Secretário Estadual de Educação para implantação em Garanhuns de uma unidade do Conservatório Pernambucano de Música, o Deputado Sivaldo Albino (PSB), vice-líder do governo, esteve, na última semana, em visita à Diretora Geral do Conservatório,  Roseane Hazin, que se mostrou bastante receptiva à ideia e comprometeu-se a elaborar pré-projeto que possa melhor embasar o pleito do parlamentar.

Dentro de sua estratégia de buscar ações que fortaleçam Garanhuns como polo cultural de Pernambuco, Sivaldo considera que a implantação de uma Escola Pública de Música, de alto nível, no município é fundamental. Segundo ele, “Garanhuns precisa deixar de ser apenas um polo difusor de cultura, para se transformar em polo gerador de cultura”.

“Embora Garanhuns possua bons músicos, mas em sua grande maioria, são músicos autodidatas ou que aprenderam com professores particulares e amigos. Poder ampliar o acesso dos jovens à música, através de uma escola pública de qualidade é um antigo sonho de nossa cidade”, disse Sivaldo.

Em sua indicação, o deputado argumentou que a música, a dança, o teatro, a produção audiovisual, a pintura, enfim, a arte, considerada em todas as suas formas de expressão, precisa estar inserida dentro desse novo contexto da chamada economia criativa, de tal maneira que o incentivo à riquíssima cultura pernambucana e à arte em geral precisa não apenas interiorizar-se, mas também tornar-se, a partir das vocações e talentos de cada artista, meio de sustento, de geração de renda e de desenvolvimento local e regional.

Ao conhecer a estrutura do CPM, Sivaldo Albino se disse encantado com o trabalho desenvolvido pelo Estado de Pernambuco e disse ainda que envidará todos os esforços para viabilizar a instalação da unidade do Conservatório na Cidade das Flores.

“Sabemos que o momento é de muita contenção de despesas, em razão da crise pela qual passam os estados e municípios, mas nem por isso devemos desistir dos nossos sonhos.”- Finaliza o parlamentar.

SAIBA MAIS SOBRE O CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA

Em Recife, o CPM possui hoje cerca de 2.000 alunos, e um corpo docente formado por 167 professores. A instituição funciona atualmente em dois prédios (sede e anexo), oferecendo Cursos Regulares de Iniciação Musical, Preparatório e Cursos Técnicos em Instrumento, Canto, Regência, Composição e Arranjo, além de cursos livres.

Também promove cursos e seminários periódicos de atualização para seus mestres, com vistas à melhoria da qualidade de ensino.

Numerosos eventos, com artistas de alto nível, são realizados em suas dependências, permitindo ao seu alunado assistir e participar de concertos que, além de enriquecerem a vivência curricular, refinam o gosto musical dos jovens aprendizes dos mais variados instrumentos.

O CPM possui ampla Biblioteca especializada em Música (Biblioteca Henrique Gregori), Memorial Ernani Braga, e um dos melhores estúdios de gravação do Estado.

Oferece cursos nas seguintes áreas: 

Canto: Canto Erudito e Canto Popular.

Cordas Dedilhadas: Bandolim, Cavaquinho, Contrabaixo Elétrico, Guitarra, Violão Popular, Violão Erudito, Violão de Sete Cordas e Viola de Dez Cordas.

Cordas Friccionadas: Contrabaixo Acústico, Violino, Viola e Violoncelo.

Percussão: Bateria, Percussão Erudita e Percussão Popular.

Piano/Teclado: Piano Erudito, Piano Popular, Cravo, Acordeom e Teclado.

Sopros: Clarinete, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversa, Oboé, Saxofone, Trombone, Trompete e Tuba.

Informações: Ronaldo César

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...