A cultura arcoverdense está de luto. O Reisado das Caraíbas perdeu no último fim de semana, o Mestre Horácio Gomes da Silva. A notícia do seu falecimento no entanto só nos chegou nesta quarta-feira. Não se sabe ao certo o início da brincadeira de reisado nas Caraíbas, mas foi em 1938, que este folgueto tão importante para a nossa cultura começou a se estruturar.
Na década de 60, Horário foi eleito o mestre por saber as danças e passos deixados pelos mais antigos. Em 2009 o Reisado foi homenageado no São João com o tema " O Reisado Encantado no Reino do São João" e em 2017, o grupo de reisado das Caraíbas foi homenageado no São João, com o tema “Com História, Arte e Tradição, em 2017, as Rainhas do Reisado são as Homenageadas da Capital do São João” e também na Festa do Agricultor das Caraíbas que homenageou o mestre Horário e sua trajetória no reisado, fazendo com que essa tradição fosse repassada aos mais jovens.
Para ele era importante que os jovens conhecessem o reisado através das apresentações para dar continuidade a essa tradição.
"Boa noite senhor e senhora. Eu cheguei agora. Me preste atenção...."
0 Comentários