Advertisement

Facebook

Vacinação contra a raiva para cães e gatos acontece no dia 15 de setembro em Arcoverde

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Vigilância em Saúde, realiza no dia 15 de Setembro, das 8h às 17h, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. Ao todo, vinte Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF estarão à disposição da população. A vacina é gratuita, mas é importante que os proprietários de cães e gatos procurem os postos mais próximos de sua residência para vacinar o seu animal.
Para a secretária de Saúde, Andreia Britto, a vacina é a única forma segura de prevenção contra a raiva, uma doença grave e que leva o animal a óbito em 100% dos casos. Ainda segundo ela, é imprescindível que os donos de cães e gatos compareçam a um dos postos de vacinação para imunizar seus animais, uma vez que, se transmitida aos seres humanos, a raiva se comporta de forma extremamente agressiva, podendo, inclusive, ser fatal. 
A segunda etapa da Campanha está marcada para o dia 30 de Setembro, quando será realizada a vacinação antirrábica para cães e gatos em toda zona rural de Arcoverde.
A raiva é a doença mais perigosa que atinge cães e gatos. Além de não ter cura, ela pode ser passada aos seres humanos. A vacina anual é a única forma de manter o seu bicho de estimação longe da doença. A raiva é transmitida através da saliva dos cães infectados. Dez dias antes de apresentar os primeiros sintomas da doença, o vírus da raiva já pode ser transmitido. Em 90% dos casos, a raiva é transmitida por meio de mordida de cachorros e em 5% por arranhões ou mordidas de gatos. Os 5% restantes são transmitidos por morcegos, lobos, chacais e outros animais.
ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...