Advertisement

Facebook

Garanhuns participa do I Seminário do Educar pra Valer

Foto: Aquilles Soares

Prefeitos e secretários municipais de Educação de diversas cidades estão participando durante esta semana do I Seminário do Programa Educar pra Valer, no município de Sobral, no Ceará. Representando o município de Garanhuns, e o prefeito Izaías Régis, a secretária de Educação de Garanhuns, Eliane Vilar, participa do encontro com a coordenadora do programa em Garanhuns, Ana Flávia Lins, e a diretora de Ensino do município, Cláudia Oliveira.

O evento tem o intuito de apresentar detalhes sobre como irá acontecer a execução do programa em cinco cidades brasileiras, sendo elas: Cachoeira do Sul (RS), Codó (MA), Conde (PB), Garanhuns (PE), e Vitória da Conquista (BA). O momento também pretende inteirar os participantes acerca da experiência exitosa de Sobral — que obteve o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país, marcando 8.8 pontos e fortalecer e consolidar a parceria com os municípios participantes.

Após a abertura oficial, com o ex-prefeito de Sobral e um dos idealizadores do projeto, Veveu Arruda, o atual prefeito do município, Ivo Gomes, e a diretora da Fundação Lemman, Camila Pereira, a programação desta segunda-feira (02), teve sequência com a palestra “A liderança do prefeito na implantação de uma nova política educacional”, apresentada pelo ex-governador do Ceará Cid Gomes. Em seguida, a vice-governadora do estado, Izolda Cela, destacou “As medidas de gestão que mudaram a política educacional de Sobral”.

Ainda foram realizadas palestras com o atual prefeito Ivo Gomes, e com o secretário de Educação do município, Hebert Lima. Além de um detalhamento das ações do programa com o ex-prefeito Veveu Arruda, e os professores Maurício Holanda e Márcia Campos. “Encontramos um entusiasmo nesses municípios que estão envolvidos no Educar pra Valer, por meio de seus prefeitos e gestores. A meta é  que possam se tornar protagonistas no desenvolvimento da educação em cada local”, afirmou Veveu.

Por fim, foi realizada a solenidade de assinatura dos termos e acordo de cooperação técnica do Educar pra Valer. De acordo com a secretária de Educação de Garanhuns, Eliane Vilar a experiência contribuirá na progressão das ações no município. “Estamos aqui pra oficializar essa parceria, assinando o convênio. Conscientes de que educação é um segmento que se faz com todos juntos. Voltando, vamos levar tudo isso para as escolas, onde acontece de fato o aprendizado”, finalizou a titular da pasta.

O seminário segue nesta terça-feira (03) com uma programação que abrange palestras, debates e visitas técnicas em Sobral.

Educar pra Valer - O programa foi instituído pela Associação Bem Comum, com o apoio da Fundação Lemman, e busca contornar diversos aspectos da educação, principalmente os baixos índices de alfabetização no Brasil. 

Aquilles Soares

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...