Advertisement

Facebook

Uma cultura agroecológica para um futuro melhor


A oferta na região de Barreiros de profissionais técnicos ligados a Agroecologia e a Agricultura Familiar proporcionou a criação em 2000 da Cooates -Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços que realiza um trabalho de boas práticas com a terra que gerem alimentos para a sociedade. Um trabalho que tem diversos desmembramentos entre os quais o mais popular na região é a Feira Agroecológica "Volta às Raizes". “Desenvolvemos um trabalho com diversas aplicações e benefícios diretos para a sociedade, integrando a comunidade à terra e ensinando a desenvolver uma horta natural mesmo em áreas urbanas. Com isso, contribuímos para que as pessoas aprendam inclusive sobre alimentação saudável e livre de agrotóxicos”, comenta José Claudio da Silva, presidente da Cooates.

A Feira, promovida pela Cooates, gera renda para agricultor familiar e ainda congrega outros produtores em processo de expansão de negócios e produtos naturais cultivados e na região. Toda quinta-feira, cerca de 200 pessoas se dirigem ao centro da cidade de Barreiros para adquirir uma variedade de alimentos a custos mais acessíveis, inclusive. “Conseguimos mostrar à população que é possível se alimentar bem sem gastar muito. Com isso nós reforçamos a importância da alimentação saudável com a segurança de produtos produzidos com qualidade, que contribuem para hábitos mais positivos”, destaca Silva. E não é a toa o peso dessa produção reverberando pela região com esta missão, uma vez que ela alcança uma média anual de 10 mil pessoas oriundas da própria cidade, Tamandaré, São José da Coroa Grande e Rio Formoso.

Desta forma, a Feira Agroecológica "Volta às Raizes" ainda atinge a meta de fazer com que os pequenos produtores rurais do município e adjacências tenham estímulo para continuar uma produção agrícola contínua e diversificada. Dentro dessa perspectiva, os desdobramentos vão se intensificando na região com a educação rural junto ao público infantil e a multiplicação do conceito de agricultura familiar através da distribuição de mudas. A Cooperativa recebe 30 a 40 crianças a cada 15 dias que acompanhadas por trabalhadores e cooperados técnicos passam pelo processo de conhecimento do cuidado com a terra e alimentação saudável. E com uma produção de cerca de 4 mil mudas consegue repassar para diversas pessoas a preços simbólicos (R$ 0,10 e 0,15) mudas para constituição de hortas caseiras, em parceria com Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, “Nossa equipe envolve trabalhadores da terra e profissionais de diversas como zootecnia, engenharia agrícola, entre outros que estão envolvidos do desenvolvimento de projetos e soluções para uma agricultura sustentável, agroecológica, adequada e livre de substâncias de caráter agrotóxico. E agora corremos atrás da certificação de produtor orgânico de 50 produtores cooperados na Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates)”, diz orgulhoso José Claudio da Silva.

Ivelise Buarque 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...