Advertisement

Facebook

Sesc promove Projeto Colmeia em Caruaru

Serviços de saúde e cidadania serão oferecidos gratuitamente na Praça do Marco Zero, das 8h às 15h, nesta sexta-feira (27/4)


O Sesc Pernambuco realiza em Caruaru, nesta sexta-feira (27/04), a 12ª edição do Projeto Colmeia – Feira de Saúde e Cidadania, que oferecerá gratuitamente testes rápidos de saúde, orientações, palestras, oficinas e emissão de documentos para a população. A iniciativa acontece na Praça do Marco Zero, no Centro, e conta com a mobilização de uma rede com mais de 25 parceiros. A expectativa é de que sejam atendidas mais de 3 mil pessoas.

Quem passar pelo local poderá usufruir de serviços nas áreas de saúde, bem-estar e beleza, cidadania, cultura e empreendedorismo por meio do projeto, que é referência em saúde do Sesc e que une ações educativas e preventivas a serviço da comunidade.

SAÚDE, BEM-ESTAR E BELEZA – O Senac estará presente realizando testes rápidos e fornecendo orientações sobre a prevenção e o tratamento do diabetes e do colesterol alto, além de oferecer corte de cabelo e dicas sobre como cuidar do couro cabeludo.

A Secretaria de Saúde de Caruaru dará orientações sobre a importância da saúde bucal, da prevenção ao câncer de boca e realizará escovação supervisionada com a utilização do escovódromo, equipamento destinado à higiene bucal. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) irá demonstrar como funciona a técnica de estimulação dos pontos reflexo, chamada de auriculoacupuntura e passará orientações gerais. Já a Vigilância Ambiental irá instruir os presentes sobre as arboviroses, transmitidas pelo Aedes Aegypt, como a Dengue, Zika e Chikungunya, e demais doenças transmitidas por animais. A Vigilância Sanitária aborda o controle de qualidade da água para o consumo humano e distribui hipoclorito de sódio para população. Haverá também vacinação.

Já o Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/HIV/AIDS (COAS/CTA) e a Secretaria Estadual de Saúde participam com orientações sobre a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST), oferecendo testes rápidos, informações sobre o assunto e distribuição de preservativos. A empresa Óticas Diniz orienta e avalia sobre doenças da visão, enquanto a Racco fornece dicas de beleza e orientações sobre os cuidados com a saúde da pele.

O curso de Nutrição do Centro Universitário Unifavip/Wyden contribui com orientações sobre alimentação saudável e realização de avaliação nutricional, enquanto que a graduação em Psicologia participa com plantão psicológico. Já a Faculdade Maurício de Nassau participa com os cursos de Biomedicina, com teste rápido para verificação do tipo sanguíneo; de Educação Física, com orientações sobre a importância da atividade física para saúde e realização de alongamentos e aula de ginástica; de Farmácia, com teste rápido para identificação de dermatomicoses (pano branco); de Fisioterapia, com avaliação postural e aplicação do TENS; de Enfermagem, com prevenção à hipertensão, orientações e aferição de pressão arterial; e de Odontologia, com prevenção ao câncer de boca, orientações e avaliação.

E o Centro Universitário Tabosa de Almeida Asces/Unita traz os cursos de Enfermagem, com aferição de pressão arterial e de medidas antropométicas e orientações sobre doenças negligenciadas; de Nutrição, com avaliação do estado nutricional; de Farmácia, com prevenção e detecção de doenças infectocontagiosas e orientações sobre a utilização dos fitoterápicos; de Fisioterapia, com avaliação cardiorrespiratória; de Educação Física, com avaliação corporal e orientações para prática saudável de atividades físicas; e de Biomedicina, com teste rápido para o diagnóstico de anemia.

O Programa Banco de Alimentos / Mesa Brasil do Sesc também estará presente com orientações sobre alimentação saudável, técnicas para o aproveitamento integral dos alimentos e combate ao desperdício.

CIDADANIA – O 1º e o 2º Cartórios de Registro Civil farão emissão de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito e da habilitação para casamento civil. Já o Cartório de Registro Civil da Vila de Carapotós vai emitir 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito. Para as pessoas que precisarem da 2ª via da carteira de identidade, a Secretaria de Defesa Social (SDS) também vai emitir o documento. Neste caso, é necessário apresentar original, e cópia, da certidão de nascimento ou casamento e duas fotos 3 x 4.

A Celpe estará participando com orientações sobre eficiência energética, uso responsável e seguro da energia elétrica e atendimento comercial. Com a Compesa, será possível solicitar serviços em geral, obter orientações sobre consumo responsável da água, fazer o cadastro na Tarifa Social, solicitar parcelamentos de faturas e emitir 2ª via da contas de água. E o INSS dará orientações sobre benefícios previdenciários e assistenciais.

O público ainda terá orientações sobre os direitos do consumidor com o Procon. Informações jurídicas serão dadas pelo curso de Direito da Asces/Unita. A Secretaria Estadual de Saúde também participa com a Operação Lei Seca, orientando sobre direção responsável e a importância da utilização dos equipamentos de segurança.

A Prefeitura de Caruaru estará no projeto com outras secretarias. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos com orientações e encaminhamentos sobre o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres com orientações sociais e encaminhamentos.

EMPREENDEDORISMO – Sesc levará um trabalho de empreendedorismo e sustentabilidade, realizado pelo Grupo de Idosos da Unidade, oferecendo oficinas de artesanato e peças decorativas, confeccionadas a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. O Sebrae estará no local dando orientações sobre empreendedorismo e fazendo atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI). 

CULTURA – Haverá também apresentações artísticas dos grupos de artes e cultura do Sesc Caruaru.

Informações: Jornalismo Oficina Comum

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...