Advertisement

Facebook

Ana Araujo lança fotolivro sobre as loiceiras tradicionais de Tacaratu

Foto: Ana Araujo

A fotojornalista pernambucana Ana Araujo lança, nesta sexta-feira (27), em quatro escolas de Tacaratu, o fotolivro As Loiceiras de Tacaratu – A arte milenar das mulheres do meu Sertão. A obra é resultado de uma pesquisa visual realizada nos últimos 30 anos pela autora, que conta a história da loiça, a cerâmica utilitária de tradição indígena Pankararu, no cotidiano das mulheres dessa região do Sertão de Itaparica de Pernambuco.
O objetivo da publicação, que contou com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, é servir de conteúdo atualizado para pesquisas de professores e alunos que queiram conhecer mais sobre o tema. Um dos campos é o da fotografia, por representar um importante registro histórico, feito durante a transição dos séculos 20 e 21, quando houve a revolução tecnológica do sistema analógico para o digital.
Outra possibilidade é o estudo da Antropologia Visual, por conta da abordagem etnográfica que o livro traz. Embora esteja em processo de extinção, a arte milenar das loiceiras vem se mantendo viva graças à resistência cultural dos rituais do povo Pankararu.
O livro As Loiceiras de Tacaratu tem 112 páginas em papel couchê, capa dura e 67 fotografias coloridas e em preto e branco. O texto e a edição de fotos são da jornalista e crítica de Fotografia Simonetta Persichetti e a pesquisa histórica assinada por Bartira Ferraz Barbosa, docente da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.
O design e a produção gráfica do livro são de Isabela Faria e o projeto contou com a produção executiva de Bianca Pimentel. A edição bilíngue (português/inglês) tem tradução de Sarah Bailey. A fotógrafa e jornalista Ana Araujo, que também fez a coordenação editorial, escreve no livro sobre a experiência conterrânea com as loiceiras e o testemunho imagético da importância do ofício para a cultura Pankararu e para o patrimônio imaterial dos povos que habitam o semiárido brasileiro.
Dos mil exemplares desta primeira tiragem, metade será doada a escolas e universidades públicas, bibliotecas e pontos de cultura, principalmente do Sertão de Pernambuco. Em maio, no dia 26, às 15h, o lançamento será no Recife, no Museu Cais do Sertão, e nos meses seguintes, nas cidades de São Paulo e Brasília.
Confira a programação do lançamento do fotolivro As Loiceiras de Tacaratu – A arte milenar das mulheres do meu Sertão:
Tacaratu
9h – Escola Santa Luzia, Sítio Altinho
10h30 – Erem João Batista
14h – Escola Sérgio Magalhães
15h30 – Escola Indígena Ezequiel, na Terra Indígena (TI) Pankararu, Aldeia Brejo dos Padres.
Recife
Museu Cais do Sertão
26 de maio | 15h
Mais informações: @fotoanaraujo
Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...