Advertisement

Facebook

Secretaria Estadual de Saúde alerta sobre importância da vacinação contra o Sarampo

Foto:Romolo Tavani/Shutterstock.com

Desde 2014, Pernambuco não registra casos de sarampo, doença infecciosa aguda, extremamente contagiosa e que possui vacina disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  No mundo, em 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já confirma casos principalmente em países do continente europeu e africano. Nas Américas, os registros são nos Estados Unidos e, em maior quantidade, na Venezuela. No Brasil, 18 casos já foram confirmados em Roraima, estado que faz divisa com a Venezuela. Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está reforçando com os municípios e a população em geral a importância de intensificar as ações de imunização para que os pernambucanos atualizem sua situação vacinal e, assim, evitem a reintrodução do vírus no Estado.

“Hoje, o fluxo de pessoas entre países pode facilitar a introdução de vírus em territórios que ele não esteja presente. Precisamos chamar a atenção dos pernambucanos para que eles verifiquem se sua situação vacinal está atualizada, não apenas para o sarampo, mas para outras enfermidades que possam ser evitadas com as vacinas disponibilizadas pelo SUS”, reforça o diretor geral de Controle de Doenças Transmissíveis, George Dimech.

Para evitar o sarampo, a indicação é utilizar a vacina tríplice viral, que evita também a rubéola e a caxumba. A vacina tríplice viral deve ser aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Para crianças acima de 2 anos, além de jovens e adultos até os 29 anos, não vacinadas anteriormente ou que não se lembram, devem ser feitas 2 doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas. Adultos entre 30 e 49 anos (não imunizados ou que não lembram) devem tomar uma dose da tríplice. Profissionais de saúde não vacinados devem tomar duas doses com a vacina tríplice viral, independente da idade. É importante que a população vá a um posto de saúde, munido da caderneta de vacinação, para saber se é preciso fazer a atualização de alguma dose.

“Até a sexta, estamos encaminhando uma nota informativa para reforçar com os municípios as ações de controle e de vigilância do sarampo, para detecção e notificação precoce de um caso suspeito, possibilitando a tomada de todas as medidas de controle. Também estamos indicando que haja um reforço de informação para os profissionais de saúde, para o público que for viajar para áreas com ocorrência da doença e indivíduos que tenham maior possibilidade de contato com viajantes, tais como os profissionais do setor de turismo, transporte de passageiros, caminhoneiros e trabalhadores do sexo”, afirma a gerente de Prevenção de Doenças Imunopreveníveis da SES, Ana Antunes.

O sarampo é uma doença que causa febre e manchas vermelhas no corpo, acompanhado de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza ou conjuntivite. Caso haja esses sinais, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde.

DADOS: Em Pernambuco, foram registrados 199 casos de sarampo em 2013 e 27 em 2014, além de 1 caso importado em 2012. Anteriormente, o último registro tinha sido em 1999.


Secretaria Estadual de Saúde - PE

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...