
O livro é apresentado em primeira mão durante a South By Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de economia criativa do mundo, no espaço da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Austin, no Texas, entre os dias 9 e 18 de março. Além disso, os autores palestram sobre o poder da Nova Economia no dia 12 de março, às 18h do horário local (21h no Brasil), no #BeBrasil Lounge, no JM Marriott, também na cidade americana.
De maneira simples e objetiva, Renato Mendes e Roni Cunha Bueno destacam que o período de transição vivido atualmente deve ser considerado uma grande oportunidade para quem quer começar um negócio ou reinventar a carreira e também para as empresas que precisam se adaptar a essa nova ordem. “É uma chance única para que pessoas comuns façam coisas extraordinárias”, ressalta Renato.
A partir da ideia de que não existe inovação sem erro e de que o erro de hoje pode ser o grande diferencial competitivo de amanhã, o livro mostra que não é mais possível deixar de inovar e aprimorar o modelo de negócios de uma empresa - seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Para isso, os autores destacam os casos clássicos da Kodak e da Blockbuster, gigantes por muitos anos, mas que cometeram o erro de acreditar que bastava ser “a maior”. “O mesmo pode acontecer na perspectiva do profissional. Se você parar no tempo, será devorado pela molecada que está chegando com o garfo e a faca na mão”, pontua Roni.
Hoje, com a Nova Economia, tudo está baseado na internet e na tecnologia, o que garante poder aos consumidores, mas, ao mesmo tempo, torna o cenário instável para as organizações. Afinal, um cliente pode mudar de ideia a qualquer momento, pois os concorrentes, que antes estavam na mesma cidade ou estado, agora estão por todo o mundo. “As empresas vencedoras são as que têm as melhores ideias, pois aprendem mais rápido e se reinventam sempre que necessário”, acrescenta Renato.
Com base na observação e no convívio dos autores com alguns dos maiores líderes da Nova Economia, “Mude ou Morra” apresenta os “7 Princípios da Evolução Exponencial”, que funcionam como um guia para aqueles que buscam o crescimento acelerado e a evolução como pessoa ou empresa. “Nunca foi tão perigoso se sentir seguro. Os conformados vão morrer”, conclui Roni.
Carol Decresci
0 Comentários