Advertisement

Facebook

Luto! Pernambuco perde Edusa Pereira



Pernambuco perdeu neste fim de semana uma das suas maiores guerreiras. Morreu na tarde de ontem (03),  Edusa César Menezes de Araújo Pereira. Uma das mulheres mais competentes e guerreiras que conheci e que tive a oportunidade de trabalhar e aprender com o seu conhecimento técnico e o seu amor pelo que fazia. 

Edusa Pereira como gostava de ser chamada, foi uma feminista incansável voltada à defesa dos direitos da mulher idosa e recebeu reconhecimento nacional e internacional pelas conquistas das suas lutas . Uma mulher que enfrentou a sociedade para desconstruir o discurso da infantilização da pessoa idosa. Pra ela , era preciso entender e respeitar o idoso como uma pessoa capaz e produtiva. 

Trabalhou na Secretaria da Mulher de Pernambuco no Comitê Interinstitucional Pró-Mulher idosa e como Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (CEDIM-PE). Eduza Pereira foi Consultora da Caravana da Cidadania, vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa – CEDI e Diretora Cultural da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade – PE. 

Edusa Pereira foi destaque nacional, como vencedora do Prêmio Claudia 2012, por indicação da Secretaria da Mulher de Pernambuco, na categoria Política Públicas - Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e, em 2015, vencedora na categoria Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa da 21ª Edição do Prêmio Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. 

Pernambuco perde um grande ser humano e uma lutadora incansável pelos direitos do idoso. E a nós que tivemos a honra de conviver com ela , fica o aprendizado e a certeza de que aquilo que por ela foi plantado não será esquecido.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...