Advertisement

Facebook

One Sight em Garanhuns já atendeu a cerca de 300 crianças da rede municipal de ensino


Foto: Edméa Ubirajara 

Uma visão. A tradução literal do nome do Projeto One Sight deixa clara a missão de médicos brasileiros e estrangeiros em uma iniciativa da Fundação Altino Ventura (FAV) em parceria com a ONG One Sight, com o apoio de todos os 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (V Geres). Até o momento, cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino de Garanhuns já passaram pelos atendimentos oftalmológicos e outros 540 estão programados para os próximos dias. A chegada da iniciativa no município foi articulada pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação que trabalham de forma conjunta desde a triagem dos pequenos até o acompanhamento em tratamentos necessários posteriormente.
O trabalho começou há meses, quando os professores foram capacitados para realizar a triagem dos alunos. A FAV selecionou os 840 casos mais críticos das 47 unidades de ensino e os encaminhou para o atendimento na Associação Garanhuense de Atletismo (AGA) que vem sendo realizado esta semana. Lá, eles repetem o teste de acuidade visual, profissionais realizam exames específicos que podem detectar sinais de glaucoma, catarata ou outras doenças e o teste de refração que dará o grau do paciente. O passo seguinte é a escolha dos óculos, também doados através do projeto. Os estudantes de Garanhuns recebem as próteses no dia seguinte no mesmo local onde realizaram os exames.
Para que todos tenham acesso ao projeto, a Secretaria de Educação montou um esquema de transporte escolar a fim de viabilizar o deslocamento, mesmo àqueles que residem em áreas mais distantes. Todos estão sendo acompanhados pela equipe gestora de cada escola. “Nesse momento, os médicos conseguem diagnosticar problemas que certamente no futuro poderiam ser agravados. Quanto à educação e qualidade de vida é uma melhora de 100% porque vai refletir na aprendizagem e na futura saúde de cada indivíduo”, explica Denise Silva, supervisora educacional.
Os caso mais graves e que necessitam de acompanhamento de especialistas são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde de onde residem para dar prosseguimento ao tratamento.
De acordo com o cronograma, haverá atendimento para a rede municipal de ensino nas próximas segunda (19), terça (20) e quarta-feira (21), em horários distintos.

Edméa Ubirajara 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...