Advertisement

Facebook

Johsi Guimarães lança o álbum "Roupa de Baixo" no São João de Arcoverde

 Foto: Isabelle Araújo

É de se aplaudir quando uma artista mergulha no que está guardado em si, naquilo que tem de mais íntimo, e decide compartilhar toda essa singularidade com o público. Quem está vivendo o São João de Arcoverde 2017 terá a oportunidade de experimentar uma troca rara e leve de sentimentos com uma verdadeira joia da nova música pernambucana, a cantora Johsi Guimarães. 

Nascida no município de Pedra, mas tendo vivido até os 18 anos em Arcoverde, Johsi sobe ao Polo das Artes nesta quarta-feira (21), para lançar entre familiares e amigos da juventude, 'Roupa de Baixo', seu primeiro álbum. "Espero que esse seja o primeiro de muitos outros (shows) e que eu tenha essa mesma alegria e entusiasmo. Tocar em casa com público amigo e pessoas queridas em volta é tudo que espero", revela Johsi. 

A paixão pela música começou ainda na infância, admirando o trabalho do pai como saxofonista. Imersa naquele universo de sonoridades e instrumentos que habitavam a casa, foi pegando amor pelos chorinhos, frevos e sambas, até escolher o violoncelo como instrumento de sua expressão artística. Após vinte anos morando e estudando em São Paulo e no Recife, onde integrou por três anos a Orquestra Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, a musicista voltou há pouco mais de dois anos para Arcoverde, trazendo na bagagem o desejo de seguir experimentando musicalidades para além da erudição. 


"Uma musicalidade experimental, que ainda não tinha conseguido com o violoncelo, que é um instrumento erudito. Nesse processo, eu tinha essas músicas guardadas, algumas surgiram em vivências mesmo, mas nunca tinha tido coragem de mostrar ou cantar pra alguém", conta. Quando a coragem veio, surgiu o projeto que a cantora aprovou no Fundo Estadual de Incentivo à Cultura - Funcultura, possibilitando a gravação do álbum, que teve direção musical assinada por Leo Domingues e pela própria Johsi. 

A artista encara o novo momento de sua trajetória confiante no repertório poético - bastante pessoal - que orienta o disco, formado por 11 faixas, sendo dez de sua própria autoria. "Foi tudo sendo construído dentro do estúdio, ainda não sabia como ia acontecer, tava tudo só na memoria, na imaginação, na melodia, na letra. As composições vinham, geralmente, com a letra".

A experiência acumulada em recitais poéticos, participações em discos de artistas como Helton Moura e Juvenil Silva, e ainda na criação de trilhas sonoras para cinema e teatro construíram o caminho para o disco que vai ecoar, pela primeira vez, em Arcoverde. Os arranjos misturam sonoridades da música clássica com o coco, moda de viola, frevo e samba. 

"É um processo muito natural o que tô vivendo com esse disco e tô gostando de ser assim, de aos poucos ir conquistando o olhar das pessoas e também de estar me acostumando a esse novo passo na minha vida: de cantar e tocar, tudo junto, e fazendo uma apresentação onde eu tenha que exercer essas inúmeras responsabilidades", avalia. 

Para o show no São João, acompanham a cantora os músicos: Mek Natividade (violão), Antonio de Hollanda (guitarra), Val Jane (violoncelo), Alessandro Silva (bateria), e Maurício Aragão (baixo).  

Ouça Roupa de Baixo no soundcloud e programe-se para deixar-se embalar pela leveza potente de Johsi Guimarães no São João de Arcoverde. 

SERVIÇO: 
Show de Johsi Guimarães 
Polo das Artes - São João de Arcoverde 2017
Quarta-feira, 21/6 | 20h 

Programação Completa do Polo das Artes 

Quarta-feira, 21/6
20h - Johsi Guimarães
22h - Orquestra Sertão
23h - Quebra Coco Aliança

Quinta-feira, 22/6
20h - Sertão Maracatu
21h20 - Forró Água de Coco
22h30 - Coco das Irmãs Lopes

Sexta-feira, 23/6
20h - Reisado de Caraíbas
21h - Coco Pisada Segura
22h - Helton Moura
0h - Coco Trupé
Sábado, 24/6
20h - Maracatu Raízes do Sertão
21h - Ju Vieira e Luna Vitolira
22h30 - Vertin Moura
0h - Coco Raízes de Arcoverde
Domingo, 25/6
21h - Coco Capinawá
22h - Água de Quartinha
0h - Cara de Doido
Terça-feira, 27/6
20h - Maciel Cigano
21h - Ricardinho de Arcoverde
22h - Gilene Alves 
0h - Cícero do Acordeon
Quarta-feira, 28/6
20h - Contadores de História
21h - Zé Aboiador
22h - Trio Só Brasil + Pátio da Cruz

Tiago Montenegro


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...