Advertisement

Facebook

Espaço da Acessibilidade mostra o direito que vai muito além das leis

Foto: Amannda Oliveira
 Acessibilidade é permitir que as pessoas tenham o direito a ter direitos. É dar acesso a serviços, é tornar a vida de quem precisa melhor, mais digna. No São João de Arcoverde, as cidadãs e cidadãos com necessidades especiais ganharam o Espaço da Acessibilidade que recebeu no período de 17 a 28 de junho 35 pessoas com deficiência e seus acompanhantes. A decisão de criar este espaço foi da própria prefeita de Arcoverde, Madalena Britto.

Coube a Secretaria de Assistência Social a organização e coordenação do espaço, que agradou aos beneficiários e familiares e chamou a atenção de artistas que passam pelo palco como Xand que destacou “Eu fiz shows em 27 cidades e não vi um espaço como este. Parabéns a Prefeitura de Arcoverde por essa linda iniciativa”, afirmou vestindo a camisa do projeto.

Foto: Amannda Oliveira
Maria das Montanhas acompanhante do seu filho Paulo Henrique de 16 anos, que tem paralisia cerebral, disse "eu estou feliz e emocionada em ver a alegria do Paulo, o sonho dele é ser cantor, mas nunca pode vir para a festa porque era impossível sair de casa com ele e ficar no meio da multidão. Esse espaço mudou o São João do meu filho que tem paralisia cerebral devido à falta de oxigenação no cérebro durante o nascimento".

Dona Raimunda Gomes da Silva veio com a filha Ana Karla de 26 anos, que era só alegria na cadeira de rodas. “Ela não costumava vir muito para as festas. Às vezes a gente tentava trazer, né? Mas as pessoas não respeitam, ficavam na frente, empurravam. Agora não, ela está feliz aqui, assistindo tudo de pertinho e sem aperto. Eu estou muito contente com esse espaço”.

O projeto contou com a parceria do Governo do Estado, através do Programa PE Conduz, que buscava os beneficiários em casa e levava para o Palco Multicultural onde o espaço estava montado. Os beneficiários foram assistidos em período integral por uma equipe e tiveram alimentação.

“Quero parabenizar a toda a equipe da Secretária de Assistência Social e demais órgãos da Prefeitura de Arcoverde, por promoverem esse Espaço da Acessibilidade para as pessoas com deficiência, que não tinham oportunidade de ver de perto o grande evento realizado na nossa cidade. Parabéns pelo trabalho realizado de forma profissional, atenciosa e humana”, disse o Major Marcelino Carvalho.

“Pensamos em um espaço que fosse além do cumprimento de uma lei. Pensamos em um espaço que cuidasse das pessoas, que desse acesso de fato a direitos adquiridos, que respeitasse a necessidade individual de cada pessoa e o Espaço da Acessibilidade é um grande sucesso”, disse a Secretária de Assistência Social Regina Manzi.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...