Advertisement

Facebook

27 de março - Dia Mundial do Teatro: Conheça cinco audiolivros para celebrar esta data

Entender o ser humano e suas relações é um dos papéis desta arte
O teatro é uma das formas de entretenimento mais antigas do mundo. A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais para contar aos outros como eles eram e o que faziam. Isto era importante para a comunicação entre os homens. As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas, as pessoas faziam, por exemplo, encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas. Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios destinados à encenação. O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.
No Brasil o teatro nasceu no século XVI, e tinha como objetivo espalhar a crença religiosa. Porém, o teatro como forma de entretenimento só começou a ser comum no Brasil após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808. Naquela época, o rei costumava convidar companhias de teatro estrangeiras para fazer as suas apresentações para a nobreza. Foi em apenas meados do século XIX que começaram a surgir os primeiros grupos de teatro nacionais. Mas, hoje esta arte já conquista milhares de expectadores em todo o País.
Para celebrar esta arte, foi criado em 1961 o dia mundial do teatro, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI). A data também marca a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. No Brasil, além desta data, há o Dia Nacional do Teatro, celebrado em 19 de setembro.
O desenvolvimento desta arte requer muita dedicação, estudo e conhecimento. Para quem quer se aprofundar um pouco mais neste estudo, ou mesmo para quem apenas quer conhecer um pouco mais sobre esta arte, Cristina Albuquerque, gerente de conteúdo do Ubook, maior plataforma de audiolivros da América Latina, recomenda cinco audiolivros que podem te auxiliar nesta função.

1) Dias Raros: O teatro tem como matéria principal os seres humanos e suas relações. Neste texto de João Anzanello Carrascoza, a riqueza de sua escrita ganha voz pelo grupo Teatro da Travessia. “Se para emoção, para cada sensação, cheiro ou imagem, Carrascoza encontra as palavras exatas; o Teatro da Travessia soube somar uma colorido de vozes, que por oras pode ser observada em jogral”, comenta Cristina. Vale lembrar que o autor, hoje reconhecido como importante escritor da nova geração, professor da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), foi ganhador do Prêmio Jabuti de 2007 na categoria contos e crônicas com o livro ‘O Volume do Silêncio’.
Serviço:
Título: “Dias Raros”
Autor: João Anzanello Carrascoza
Narrador: Grupo Teatro da Travessia
Tempo de áudio: 1:56:24
Onde ouvir: Ubook (www.ubook.com)


2) História Do Teatro Universal: De uma forma agradável e informal, o autor apresenta as origens do teatro, desde seu aspecto religioso, no começo, até a formação dos gêneros clássicos , tragédia e comedia, na Grécia. “Este audiolivro aborda a lenda de Dionísio e os clássicos cantos Ditirâmbicos, entre outros temas. Para quem estuda sobre esta arte, a obra é importante ainda porque apresenta como Aristóteles formaliza as regras da dramaturgia na Poética”, recomenda a gerente de conteúdo do Ubook.
Serviço:
Título: “História Do Teatro Universal Parte 1”
Autor: Marco Antonio Guerra
Narrador: Marco Antonio Guerra
Tempo de áudio: 0:59:41



3) História do Teatro Brasileiro: De uma forma bastante descontraída e tocando apenas nos pontos principais, este audiolivro traz desde as origens do teatro brasileiro, lá da época de Pedro Álvares Cabral e dos jesuítas, até os dias de hoje. “Este é um texto muito bacana para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história e o desenvolvimento do teatro no Brasil”, diz Cristina.
Serviço:
Título: “História do Teatro Brasileiro - Partes 1 e 2”
Autor: Warde Marx
Narrador: Warde Marx
Tempo de áudio: 1:27:16

4) Contos de Eça de Queirós por Paulo Autran: Impraticável pensar no teatro brasileiro e não lembrar de um dos mais célebres autores que tivemos nesta arte: Paulo Autran. Para matar a saudade de sua voz e recordar as interpretações ímpares que ele conseguia imprimir em cada texto, Cristina recomenda ouvir os contos do importante autor Eça de Queirós narrados pelo ator. “A voz de Paulo Autran é sempre um convite à sedução e à poesia. Ouvi-lo é mais que ouvir meio século de teatro no Brasil, é ouvir a voz intemporal que une a Grécia aos dramas tropicais. Sua interpretação é uma “ode triunfal” à dicção, sonoridade, significado e inflexões”, avalia a gerente.  Os três contos interpretados por Autran nesta obra dão uma mostra da variedade de Queirós abrangida de espaços, tempos, personagens.
Serviço:
Título: “Contos de Eça de Queirós por Paulo Autran”
Autor: Eça de Queirós
Narrador: Paulo Autran
Tempo de áudio: 1:13:06


5) O Mercador de Veneza: Impossível também é pensar em teatro e não lembrar de William Shakespeare. Hamlet, Romeo e Julieta, Othello e Rei Lear, entre tantas outras obras já foram encenadas centenas de vezes, além da adaptação cinematográfica que muitas destas obras ganharam. Para celebrar esta data, Cristina recomenda O Mercador de Veneza, escrita para pelo autor para o teatro. “Nesta versão, a obra foi adaptada para o público jovem por Leonardo Chianca e foi valorizada pela trilha sonora desenvolvida por Sandra Branca com arranjos inovadores feitos a partir de obras do compositor Claudio Monteverdi, que é citado no texto, e de diversos compositores renascentistas”, explica a gerente.
Serviço:
Título: “O Mercador de Veneza”
Autor: William Shakespeare
Narrador: Vários
Tempo de áudio: 2:44:09

Sobre o Ubook: Lançado no início de outubro de 2014, o Ubook é o primeiro serviço de assinatura de audiolivros por streaming do Brasil. Ele funciona como o Netflix para vídeos ou o Spotify para música: por um valor mensal, ou semanal, é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. A plataforma, que já conta com mais de 1,5 milhão de usuários cadastrados e possui mais de 10 mil títulos em seu catálogo, está disponível para Web, iOs, Android e Windows Phone. Para saber mais acesse: www.ubook.com
Angela Ferreira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...