Advertisement

Facebook

Olinda comemora o Dia do Frevo com programação especial


A 10ª edição do Festival Freviolinda, que nesta quinta-feira (9) integra as comemorações em torno do Dia do Frevo na cidade de Olinda, estará promovendo apresentações de passistas e orquestras, homenageando o ritmo mais famoso do Carnaval pernambucano. As apresentações estarão concentradas a partir das 8h, no Alto da Sé, localizado no Sítio Histórico da Cidade Patrimônio.
Contando também com a presença da Boneca do Frevo, que no mesmo dia celebra os seus 11 anos de tradição carnavalesca, as atividades terão concentração em frente ao Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) Preto Velho. No local, as oficinas ‘Frevo clássico’ e ‘Frevo e suas fusões: Frevo Balé e Frevo Capoeira’, serão oferecidas gratuitamente ao público interessado, a partir das às 9h30. As atividades retornam à tarde, a partir das 15h, com a realização de um concurso de passistas nas categorias infantil, juvenil e adulto.
Já à noite, o encerramento das festividades contará com o 1º Concurso de Frevo do Festival. Ao todo são oito compositores inscritos que apresentarão novas composições do ritmo. Apenas o vencedor será premiado com um cachê de R$ 200, um troféu e um certificado de participação. O concurso tem o objetivo de incentivar a composição de novas marchinhas carnavalescas.
Às 21h, haverá o lançamento do CD ‘Frevolinda’ e, em seguida, o arrastão do Bloco do Frevo no Alto da Sé. Serão mais de 15 músicos entoando frevos tradicionais pelas ladeiras da Cidade Alta, seguindo até os Quatro Cantos. A festa será acompanhada por passistas de frevo e uma boneca gigante.
DIA DO FREVO – A data é celebrada pelos pernambucanos no dia 9 de fevereiro, porque há 110 anos o jornalista Osvaldo de Almeida, que trabalhava no Jornal Pequeno, do Recife, usou pela primeira vez a palavra “Frevo” para se referir a um tipo específico de dança. No entanto, de acordo com o calendário oficial brasileiro, o ritmo também é celebrado todo dia 14 de setembro, data de nascimento do mesmo jornalista. Declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Frevo é o ritmo que comanda as festas de Carnaval nas ladeiras de Olinda e também pelas ruas do Recife.
Informações: Prefeitura de Olinda

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...