Advertisement

Facebook

Noite para os Tambores Silenciosos inicia semana pré-carnavalesca em Olinda

Foto: Passarinho/Prefeitura de Olinda
Com o propósito de manter a tradição dedicada à religiosidade de culturas afro e os seus ancestrais, a 16ª Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda acontece na próxima segunda-feira (20), reunindo dez maracatus nação e reverenciando o Mestre Roberto Nogueira, do Maracatu Nação de Luanda. A cerimônia de louvação, que será comandada pelo Mestre Afonso Aguiar, do Maracatu Leão Coroado, Patrimônio Vivo de Pernambuco, é realizada pela Associação dos Maracatus de Olinda (Amo Cultural), contando com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe.
O ato de louvação se inicia a partir das 20h, com concentração na Praça de São Pedro, de onde o cortejo seguirá pela rua Prudente de Morais, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Largo do Amparo, Ladeira do Bonsucesso, até chegar a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Estarão participando o Maracatu Leão Coroado, Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Nação Badia, Maracatu Nação Axé da Lua, Maracatu Nação de Luanda, Maracatu Nação Maracambuco, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Estrela de Olinda, Maracatu Nação Tigre e o Maracatu Almirante do Forte, convidado especial desta edição.
Ao logo do trajeto, batuques de tambores e cânticos engrandecem o ritual. Já na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, cada um dos maracatus participantes cantará algumas loas, dando espaço para o próximo, até a chegada do último quando se reúnem para realização do ritual religioso que começa a 00h00, com cantos africanos entoados pelo zelador de santo. Durante a cerimônia, a frente da igreja é banhada de perfume e, ao final, acontece um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, o rufar dos tambores que permanecerão em silêncio durante a celebração, acompanhados da já tradicional queima de fogos.
Serviço:
16ª Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda
Quando: Segunda-feira, 20 de fevereiro
Concentração: às 20h, nos Quatro Cantos, Sítio Histórico de Olinda, de onde o cortejo seguirá em direção ao Largo do Rosário dos Homens Pretos, no bairro do Bonsucesso.
Acesso gratuito
Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...