Advertisement

Facebook

Aniversário de Dominguinhos será comemorado ao som de sanfonas em parque de Garanhuns

Edméa Ubirajara

O dia 12 de fevereiro está marcado na história dos pernambucanos, especialmente dos garanhuenses. Nesta data, em 1941, nasceu José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, filho ilustre de Garanhuns e que conquistou o mundo com um instrumento no peito e muita criatividade nas canções que entoou com orgulho. Para comemorar a data, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizará uma edição especial da Roda de Sanfona e da Feira no Parque, ambas marcadas para este domingo (12), no Parque Euclides Dourado. A programação ainda tem a participação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo que já preparou um repertório totalmente baseado no mais tradicional pé-de-serra. 

Das 9h às 19h do domingo, visitantes e moradores podem conhecer o artesanato, a gastronomia e outros produtos disponíveis na Feira do Parque, que funciona excepcionalmente neste dia. As apresentações da Roda de Sanfona ocorrem das 14h às 18h também no Parque Euclides Dourado. Enquanto os músicos da Orquestra Sinfônica tocam a base com o triângulo, a zabumba e a sanfona, outros 20 sanfoneiros, em média, se apresentam um após o outro. É música ininterrupta e de boa qualidade totalmente gratuita para celebrar os 76 anos de nascimento de Dominguinhos.

DOMINGUINHOS - Nascido em Garanhuns, o músico iniciou a carreira ainda jovem, quando formou um trio ao lado de dois irmãos e passou a se apresentar em feiras, bares e hotéis. Em uma dessas oportunidades José Domingos conheceu Luiz Gonzaga, que se tornou padrinho do sanfoneiro ao longo dos anos. Dominguinhos teve uma carreira ascendente, tocando ao lado de grande nomes da Música Popular Brasileira a exemplo de Maria Betânia e Caetano Veloso. O artista faleceu em 23 de julho de 2013, em São Paulo, mas só em setembro do mesmo ano, seus restos mortais chegaram a Garanhuns, onde. foi sepultado no Cemitério São Miguel, como sempre desejou. A Prefeitura realizou diversas homenagens, entre elas a nomenclatura da praça onde ocorrem os maiores eventos do município como Praça Mestre Dominguinhos.

Edméa Ubirajara

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...