Advertisement

Facebook

Projeto Glaucoma retoma atividades em Garanhuns

Foto: Aquilles Soares
Foram retomadas nesta segunda-feira (09) as atividades do Projeto Glaucoma, realizado pela Secretaria de Saúde de Garanhuns, em parceria com a empresa Oftalmo PE. A iniciativa é pioneira entre os 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (V Geres) e visa atender ao público de diversas comunidades que são assistidas pelas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As ações de hoje foram realizadas na UBS do Bairro Manoel Chéu, com atendimento para cerca de 180 pessoas.
Os pacientes foram identificados previamente através de um processo de busca ativa, no qual os agentes comunitários de saúde realizaram visitas no bairro atendido hoje. A dona de casa, Genoveva Farias, 53 anos, foi uma das beneficiadas pelo programa. “Essa iniciativa é maravilhosa, o agente de saúde passou em minha casa e eu imediatamente vim me consultar para saber se o grau de meus óculos tinha aumentado”, disse.
Entre os procedimentos realizados de forma gratuita, estão os exames de campimetria, que avalia os defeitos do campo visual e a utilização da lâmpada de fenda, que facilita uma examinação das estruturas frontais do olho humano, que incluem a pálpebra, esclera, conjuntiva, íris, cristalino e córnea. Depois da consulta, os pacientes são diagnosticados e já saem da unidade com a medicação recomendada.
Através do trabalho integrado nas comunidades, desde a convocação até o diagnóstico final, o Projeto Glaucoma deve atender cerca de 1800 pessoas nos meses de janeiro e fevereiro. “Esta é a primeira vez do projeto aqui, onde já havíamos observado a necessidade do atendimento oftalmológico. Com certeza estamos satisfeitos com a adesão da comunidade para atingir nossos parâmetros de atendimento”, declarou a enfermeira Suelane dos Santos.
Cronograma de atividades – Ao todo, 10 unidades ainda receberão as ações. Estão programados atendimentos para as próximas segundas-feiras na UBS Brasília I (dia 16), UBS Brasília II (dia 23) e Magano I (dia 30).

Aquilles Soares

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...