Advertisement

Facebook

Artistas da programação do 26º FIG conversarão com estudantes da rede estadual


Uma atividade que promete movimentar as escolas da rede estadual no 26º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é o projeto “Outras Palavras”. Em uma articulação entre GRE do Agreste Meridional e Fundarpe, a atração resume um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura de Pernambuco no fomento à Literatura. Além de escritores premiados, o projeto colocará os alunos em uma conversa com artistas da programação do FIG e patrimônios vivos do Estado de Pernambuco. 

O “Outras Palavras” acontecerá no Plenário da Câmara de Vereadores de Garanhuns, nos dias 26, 27 e 28 de julho, das 9h às 12h. Em cada data, serão recebidas cinco escolas estaduais localizadas em Garanhuns, totalizando as 15 unidades com oferta de ensino fundamental e médio na cidade. 

Por atender a públicos diferentes, uma parte da programação será comum aos três dias do evento. A abertura contará com a apresentação do filme “A Hora da Saída”, realizado por alunos da Escola Santa Paula Frassinete (Recife), resultante das oficinas promovidas pelo projeto “Cine Cabeça”, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Ao final, cada unidade de ensino receberá kits literários para as bibliotecas escolares. O material, composto por cerca de 17 títulos de autores pernambucanos, será entregue pelo Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, pela vice-presisente da Fundarpe, Profº Antonieta Trindade, e pela gerente da GRE do Agreste Meridional, Profª Adelma Elias. 

A cada dia, estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar que forem prestigiar o evento terão a oportunidade de dialogar com autores reconhecidos pelo público e pela crítica e com artistas de renome nacional que estão na grade de atrações do Palco Mestre Dominguinhos. Os escritores de Garanhuns Helder Herik e Mário Rodrigues estarão lá para conversar sobre suas produções artísticas com os estudantes. 

O projeto vai proporcionar aos estudantes, ainda, o contato com patrimônios vivos de Pernambuco. O Caboclinho Sete Flexas, Mestre Galo Preto e Lia de Itamaracá farão apresentações exclusivas durante os três dias de programação. 

Ainda no projeto, estudantes de Garanhuns tiveram a oportunidade de realizar inscrições em oficinas culturais. Elas têm como temas “A arte de Contar Histórias e Suas Técnicas”, “Cine Celular” e “Histórias em Quadrinhos”. Todas acontecerão no turno da tarde, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). 

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...