Advertisement

Facebook

Arte e Educação: Escolas do Agreste Meridional são atração no 26º Festival de Inverno de Garanhuns

A programação do 26º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), divulgada no último dia 13 de julho, tem um brilho a mais com a participação das escolas estaduais do Agreste Meridional. Consolidadas na grade de atrações há anos, as atividades culturais vivenciadas nas unidades escolares marcam presença no FIG e darão verdadeiros shows de arte-educação no Palco da Cultura Popular, Praça da Palavra e no Polo Castelo de João Capão, através de uma articulação entre GRE do Agreste Meridional, Fundarpe e Secretaria de Cultura de Garanhuns. 

Imagem: Felipe de Luna
São 24 atividades culturais programadas para apresentações no Palco da Cultura Popular, que começa a receber o público no sábado (23), a partir das 10h. Neste polo, a rede estadual tem presença garantida em sete dos oito dias de shows, com uma média de três apresentações por dia. Serão quadrilhas juninas, danças populares do Nordeste, artes cênicas e grupos musicais em diversos gêneros regionais, frutos da fruição e produção de artes nas unidades de ensino, que hoje são rotina na vida escolar dos estudantes. 

No espaço destinado à Literatura no FIG, as escolas estaduais também trazem sua contribuição. Durante seis dias do festival, estudantes e professores de Garanhuns, Jupi, Caetés, Capoeiras, Águas Belas e São Bento do Una mostram os trabalhos literários desenvolvidos nas aulas. Com atividades voltadas para os Direitos Humanos, Literatura Africana e leitura de clássicos nacionais, os estudantes declamam, encenam e debatem em apresentações de 30 minutos, entre os dias 23 e 28 de julho, sempre a partir das 9h. 

Esta integração entre educação e cultura no desenvolvimento escolar dos estudantes da rede estadual é visto de forma positiva pela gerente da GRE do Agreste Meridional, professora Adelma Elias. “Nos sentirmos extremamente contemplados com a participação das escolas estaduais no FIG por entendermos que as manifestações culturais constituem grande oportunidade de conhecimento e valorização das tradições, o que consagra a importância da Educação no resgate das raízes de um povo. Além disso, a visibilidade que o evento dá às produções e talentos que emergem do espaço escolar contribuem significativamente para a formação artística e cidadã dos nossos estudantes”, comentou a gerente.

Ainda na programação do FIG, as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) de Garanhuns e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada em Capoeiras, encantarão o público que passar pelo Polo Castelo de João Capão. As duas apresentações acontecem na sexta-feira, 22, entre as 19h e 20h. Juntas, envolvem cerca de 20 estudantes em performances musicais e de expressão corporal.

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...