Advertisement

Facebook

Especial São João 2016 - Quadrilha dos Mulambembes se prepara para os festejos juninos em Arcoverde


Arcoverde é a terra da cultura popular, é impossível chegar aqui e não se encantar com a diversidade cultural deste lugar. No São João , não é diferente, e se existe algo que já virou tradição no São João de Arcoverde é a quadrilha em pernas de pau. 
Batizada de "Quadrilha dos Mulambembes" a quadrilha de estilo tradicional, que sai pelas ruas dançando as quadrilhas da nossa infância sem seguir o estilizado, encanta pelo figurino, pela coreografia e pela desenvoltura das crianças e adolescentes que parecem muitas vezes pisar no chão.

A quadrilha dos Mulambembes recebeu esse nome por que no início o grupo não tinha condições de comprar tecido para montar os figurinos, costuravam as roupas com retalhos que pediam as pessoas e lojas e muitos os chamavam de mulambentos. Como eles viviam pela rua pedindo ajuda para desenvolver as ações, acabaram virando mambembes; então eles uniram as palavras e criaram os " Mulambembes".

 Foto: Amannda Oliveira

A Associação do Boi Maracatu , trabalha com aproximadamente 100 crianças e adolescentes, que aprender a atuar, dançar, costurar e ganham um ofício. Muitos que crescem permanecem atuando na área com projetos muitas vezes desenvolvidos por eles.
O social para a associação é de extrema importância , por que o público alvo do grupo são pessoas que residem em áreas tidas como situação de risco social.

Um trabalho que dura o ano inteiro e que já rendeu ao grupo títulos em todo o estado. Para Everaldo Marques, "Nosso nome tem uma história, não adianta beleza sem história. Nós produzimos muito mais que isso, produzimos pessoas".

Foto: Wilson Pessoa

Essa entrevista foi realizada em um lindo sábado na antiga estação ferroviária de Arcoverde e ainda vamos trazer pra vocês a conversa que tivemos com dois integrantes da quadrilha e todo o preparativo deles para os ensaios do São João.

Vida longa a quadrilha dos Mulambembes de Arcoverde.

Amannda Oliveira



Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...