Advertisement

Facebook

Sertão Central recebe a 24ª edição da Cavalgada da Pedra do Reino

Manifestação cultural que reconta o episódio da tragédia sebastianista na Serra do Catolé, no município de São José do Belmonte, segue com diversas atividades culturais

Foto: Costa Neto

Teve início neste último domingo (22), no município de São José do Belmonte, no Sertão Central de Pernambuco, a XXIV Cavalgada da Pedra do Reino, manifestação cultural que reconta o episódio da tragédia sebastianista na Serra do Catolé. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, e é uma realização da Associação Cultural da Pedra do Reino, em parceria com a Prefeitura de São José do Belmonte.

Com o tema “Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do vai- e- volta”, a programação conta com as tradicionais festividades que atraem visitantes de toda região. Dentre elas, destacam-se a Cavalhada e a Cavalgada à Pedra do Reino, na qual os cavaleiros participantes mais uma vez anunciarão o legado do Rei Desejado, evocando a figura do rei D. Sebastião. 

Para Márcia Souto, presidente da Fundarpe, esta é uma importante manifestação cultural do sertão pernambucano. “Não foi à toa que este movimento tão rico inspirou boa parte da literatura de Ariano Suassuna. A Cavalgada da Pedra do Reino cumpre mais uma vez a missão de fortalecer os laços de cada território com sua própria tradição, valores e costumes”, opina.

Durante a Cavalhada, que acontece na tarde do sábado (28), duas equipes de cavaleiros, intituladas Azul e Encarnado, reproduzem jogos típicos da Idade Média, procurando acertar argolas penduradas com suas lanças durante a corrida. A concentração será em frente à Igreja Matriz de São José, e depois o público segue em direção ao Carvalhão, com direito a apresentações da Banda Filarmônica São José, Banda de Pífanos do Mestre Ulisses e Grupo de Cavalhada de Zeca Miron. Ainda no sábado (28), às 9h, a Praça Sá Moraes receberá apresentações de cultura popular, com bandas de pífanos, reisados, violeiros e repentistas, entre outras atrações.

O domingo (29) começa cedo com o ponto alto da celebração popular, quando os fogos de artifício são acionados e os primeiros cavaleiros começam a surgir em frente à Igreja Matriz de São José. O trajeto da Cavalgada à Pedra do Reino contará com apresentação de corais, bandas filarmônicas e de pífanos, e segue até o Sítio Histórico da Pedra do Reino, onde uma multidão aguarda a chegada dos cavaleiros uniformizados para a tradicional festa. Este ano o rei da Cavalgada à Pedra do Reino é o Sr. José Iran de Oliveira Barros, que participa do evento desde a primeira cavalgada e foi um dos fundadores da Associação Cultural Pedra do Reino.

História – A Pedra do Reino é formada por duas grandes rochas (uma com 30 e outra com 33 metros de altura), na Serra do Catolé, Município de São José do Belmonte (a 479 km do Recife). Este endereço é o destino final da cavalgada que acontece todos os anos e que relembra o movimento sebastianista liderado por João Antônio dos Santos, em 1838. No local, o auto proclamado Rei João Antônio formou uma comunidade de fiéis seguidores, prometendo um reino de justiça, liberdade e prosperidade, no qual os pobres ficariam ricos e até os pretos renasceriam brancos.

Em 1971, o escritor Ariano Suassuna publicou o livro “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, resgatando e dando notoriedade ao episódio. O Memorial da Pedra do Reino, situado à Praça Pires Ribeiro, 34, no Centro de São José do Belmonte, expõe quadros, livros, documentos e fotos que se relacionam com o movimento e toda história de fé, fanatismo, tragédia e festa ocorridos no local.

Confira a programação completa:
XXIV Cavalgada da Pedra do Reino
São José do Belmonte
Dias 27, 28 e 29 de maio de 2016

SEXTA-FEIRA (27 DE MAIO)
Palco de shows

Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Horário: 22h

Atrações: Gideon do Forró
Bota pra Moer


SÁBADO (28 DE MAIO)
Cultura Popular
Local: Praça Sá Moraes
Horário: 9h
Atrações: Banda de Pífanos do Mestre Ulisses

Grupo de Dança de São Gonçalo
Violeiros e Repentistas
Reisado do Mestre João Cícero
Grupo de Bacamarteiros

Cavalhada
Local: Concentração em frente à Igreja Matriz de São José, depois segue em direção ao Carvalhão
Horário: 15h
Atrações: Banda Filarmônica São José

Banda de Pífanos do Mestre
Grupo de Cavalhada de Zeca Miron

Palco de shows
Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Horário: 22h

Atrações: Forró Mil
Danilo Pernambucano (Participação especial)


DOMINGO (29 DE MAIO)
Cavalgada da Pedra do Reino
*Concentração com missa às 5h30, em frente à Igreja Matriz de São José, e apresentação do Coral de Aboio de Serrita
*Saída dos cavaleiros às 6h, com apresentação d 
*Percurso até o Sítio Histórico da Pedra do Reino, com


Palco na Pedra do Reino
Horário: 7h30
Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Atrações: Forró Pé-de-Serra José Balbina

Zeca Bota Bom
Trio Pé-de-Serra Talhada
Aboiadores João Vítor e Nilsinho Vaqueiro

ASCOM/FUNDARPE

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...