Advertisement

Facebook

Projeto pretende tornar morte causada por motorista bêbado mais pesada




O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) anunciou a apresentação de projeto de lei com o objetivo de reduzir as mortes no trânsito causadas por motoristas embriagados, aumentando a pena para esse delito. Ele lembrou que é cada vez maior o número de acidentes de trânsito fatais causados em razão da embriaguez e da imprudência de motoristas.
- São trabalhadores, pais e mães de família, jovens que, frequentemente, têm suas vidas ceifadas precocemente em razão da irresponsabilidade de motoristas que insistem em conduzir seus veículos, mesmo após ingerirem elevadas quantidades de álcool, ou em participar de rachas, colocando em risco a vida de pedestres e de outros condutores. 
Ele ressaltou que a maior função do Código Penal e do Código de Processo Penal é inibir a decisão do crime.

Na opinião do senador, se a pena é pesada e o indivíduo sabe que pode ir para a prisão, não vai cometer o crime porque a lei teve o papel de inibir a sua decisão. Ele ressaltou que em todos os países em que a criminalidade é baixa é porque as leis são rígidas, feitas para inibir o crime.
Raimundo Lira lamentou que  as sanções administrativas e penais não têm sido suficientes para desestimular e prevenir a prática de crime de homicídio cometido na direção de veículo, quando o motorista está sob efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas ou participa de competição ou disputa automobilística não autorizada, ou seja, clandestina, os chamados "rachas". 

O senador também é contra a concessão de fiança nesses casos. Para o senador, o crime tem que ser inafiançável porque "houve um propósito no início do processo, antes de a pessoa se embriagar, em que ela tinha consciência de que poderia cometer um crime grave". 

Raimundo Lira disse acreditar que o projeto contribuirá para o aperfeiçoamento da legislação penal e pediu aos demais senadores o aprovem.

Agência Senado

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...