Advertisement

Facebook

Museu do Barro recebe exposição em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Foto: Divulgação

O Museu do Barro de Caruaru, localizado no Agreste de Pernambuco, recebe a exposição ‘AfriCaruaru’ como parte da Semana Cultural Afro Brasileira, promovida pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. A mostra conta com 15 looks desenvolvidos por alunos do curso de Design em Moda da UniFAVIP e expõe elementos da cultura africana constituídas em formas, cores, texturas e usos encontrados na cultura pernambucana.

Com apoio da Fundarpe, a exposição integra faz alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês, um dos dias mais importantes do calendário negro, o qual ressalta a resistência da raça e a luta por igualdade, sobretudo, pela liberdade. O objetivo da exposição é conscientizar a população sobre a força da cultura africana presente na constituição étnica do povo nordestino e brasileiro.

Para isso, os alunos do curso apresentam o resultado da imersão estético-imagética sobre a cultura africana e suas representações e ressignificações.  Além dos looks, a mostra conta com fotografias tiradas da feira de Caruaru enfocando o tema trabalhado. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de novembro.

Semana Cultural Afro Brasileira

O evento é promovido pela Fundação de Cultura e Turismo, através da Diretoria de Ações Culturais, em parceria com a Fundarpe, Secretaria de Educação, Esportes, Ciência e Tecnologia de Caruaru, DESTRA, FAFICA, UniFAVIP, ASCES, IFPE e ACACCIL, entre outros. A programação contará com diversas atividades educativas, artísticas, culturais e será realizada em vários pontos da cidade.

Além da exposição ‘AfriCaruaru’, cabe destacar a realização dos seguintes eventos: ExpoAfro, do Auto Cultural pelo Dia da Consciência Negra e Capoeira na Senzala. Durante a Semana Cultural Afro Brasileira também será o momento para homenagear personalidades e grupos que de alguma forma contribuem para a disseminação e manutenção da cultura afro em Caruaru. Mais informações no site da Fundação de Cultura e Turismo da cidade.

Serviço
Exposição AfriCaruaru
Museu do Barro de Caruaru (Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru)
Visitação até 30 de novembro
Terça a sábado, das 8h às 17h | Domingo, das 9h às 13h
Entrada: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia)
Mais informações: (81) 3727 7839 | 3721 2545

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...