Advertisement

Facebook

FestCine abre inscrições para oficinas gratuitas

Foto: Costa Neto

A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe, em parceria com a Prefeitura do Recife, iniciam, nesta segunda-feira (16), as inscrições para as três oficinas gratuitas que integrarão a programação do 17º Festival de Curtas de Pernambuco – FestCine, marcado para acontecer entre os dias 7 e 12 de dezembro, no Cinema São Luiz.

Os interessados deverão enviar, até o próximo 27/11, um e-mail para festcinepe@gmail.com, com o título “inscrição + nome da oficina”, contendo nome completo, contatos (telefone e endereço eletrônico), uma breve carta de intenção e, de acordo com a opção escolhida, as informações solicitadas nas ementas abaixo. Serão ministradas as oficinas: “Ponto de Virada – Escrira Criativa para Roteiro de Ficção”, com Márcio Andrade; “Crítica de Cinema”, com Júlio Cavani; e “Finalização Digital”, com Pablo Nóbrega.

“As ações de formação do FestCine são bem tradicionais e teremos, neste ano, em consonância com o processo de modernização dos equipamentos do São Luiz, uma oficina de “Finalização Digital”, que possibilitará aos participantes uma aproximação com os novos formatos de finalização em alta definição. Outra novidade dessa edição é o workshop de “Crítica de Cinema”, atividade que permitirá aos inscritos exercitar o olhar crítico, através da produção de textos sobre os filmes exibidos na programação do evento”, disse a coordenadora de Audiovisual da Secult-PE/Fundarpe, Milena Evangelista. Os nomes dos selecionados serão divulgados até o dia 30/11.

Confira as propostas das oficinas:

PONTO DE VIRADA – ESCRITA CRIATIVA PARA ROTEIRO DE FICÇÃO
Ministrante: Márcio Andrade – doutorando em Comunicação (UERJ), mestre em Educação Tecnológica (UFPE) e graduado em Comunicação – Rádio e TV (UFPE), realiza palestras, workshops e publica artigos sobre processos de criação e comunicação multimidiática.
Objetivo: com a intenção de destravar o mito da criatividade e da inspiração como algo distinto do cotidiano, a oficina propõe uma vivência em que os participantes podem criar e debater seus próprios roteiros em sala de aula e formata-los com o software Celtx. A oficina mesclará exposições orais envolvendo conceitos como mito, elementos da narrativa e representação a exercícios práticos de criação, além de leituras e debates coletivos dos roteiros em produção.
Carga Horária: 20 horas/aula
Público-alvo: jovens e adultos interessados na escrita de roteiro para ficção (com ou sem experiência)
Vagas: 20
Horário: das 13h às 18h
Período: 7 a 12 de dezembro
Local: Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim / Bairro do Recife)
Inscrições: encaminhar um e-mail para festcinepe@gmail.com, contendo: nome, contatos, breve carta de intenção e uma sinopse da história que deseja roteirizar (entre 5 e 10 linhas).


CRÍTICA DE CINEMA
Ministrante: Júlio Cavani – atua há 13 anos como crítico de cinema no Diário de Pernambuco e escreve também sobre artes visuais e música. Como repórter do jornal, já realizou coberturas dos festivais de Veneza, Berlim, Brasília, Gramado, Rio e Mostra de São Paulo, entre outros. Colaborou também para revistas como Outros Críticos, Continente, Billboard, Noize, Coquetel Molotov e DasArtes. Como realizador, dirigiu os curtas-metragens Deixem Diana em Paz (2013) eHistória Natural (2014), selecionados ou premiados em mais de 50 festivais nacionais e internacionais. Também integrou comissões de seleção e premiação de festivais e editais.
Objetivo: estimular o olhar crítico e reflexivo sobre as obras cinematográficas e produzir um conjunto de textos sobre os curtas-metragens exibidos durante a programação do festival. Entre os temas discutidos estão as diferenças entre opinião, interpretação e descrição e os vários formatos de crítica de acordo com cada contexto editorial. Os participantes dessa oficina irão produzir textos críticos sobre os filmes exibidos durante a programação do festival.
Carga Horária: 20 horas/aula
Público-alvo: interessados em escrever sobre cinema que não tenham experiência profissional, mas que dominem a escrita argumentativa, com disponibilidade para participar da oficina e também acompanhar a programação do festival.
Vagas: 20
Horário: das 14h às 18h
Período: 7 a 12 de Dezembro
Local: Espaço Pasárgada
Inscrições: encaminhar e-mail para festcinepe@gmail.com, contendo: nome, contatos, breve carta de intenção.


FINALIZAÇÃO DIGITAL
Ministrante: Pablo Nóbrega – É fotógrafo e colorista, formado em Radio e TV na Universidade Federal de Pernambuco e com especialização em Direção de Fotografia e Colorimetria no Centro de Formação Profissional da Indústria do Cinema Argentino (SICA). Trabalha com Audiovisual há 10 anos, dentre os trabalhos como colorista mais relevantes, longas independentes do cinema pernambucano como: Eles VoltamDomésticaTodas as Cores da NoiteBrasil S.A.,Permanência e Amigos de Risco.
Objetivo: a oficina introduzirá os alunos ao estudo das cores, bem como entender e aplicar os conceitos em narrativas audiovisuais. Visualizaremos como a técnica pode viabilizar o conceito e faremos aplicações práticas, da correção de cor até a cópia DCP, tendo essa experiência numa sala de cinema digital.
Carga Horária: 25 horas/aula
Público-alvo: profissionais e estudantes interessados em cor, fotografia e finalização de cinema digital
Vagas: 15 pessoas
Horário: das 14h às 19h
Período: 7 a 12 de Dezembro
Local: Porto Mídia
Inscrições: encaminhar e-mail para festcinepe@gmail.com, contendo: nome, contatos, breve carta de intenção e currículo (com links para trabalhos anteriores).

Mais informações: audiovisualpe@gmail.com / (81) 3184-3076.

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...