Advertisement

Facebook

Exposição e festa em Olinda celebram legado do Mestre Salustiano


O espaço cultural Casa da Rabeca, em Olinda, promove a partir desta quinta-feira (12), programação especial em homenagem aos 70 anos de nascimento do Mestre Salustiano, falecido em 2008. No local, que foi fundado pelo mestre rabequeiro há 13 anos, o público irá conferir no horário das 9h às 17h, até a próxima sexta-feira (13), exposição que conta com detalhes a trajetória do brincante através de fotografias inéditas, adereços utilizados em apresentações, como golas de maracatus e mantos, além do precioso acervo de rabecas do saudoso ícone da cultura popular pernambucana.
E para marcar a programação com uma grande festividade, o espaço terá no sábado (14), a partir das 20h, apresentações dos músicos Santanna e Petrúcio Amorim, além dos grupos culturais Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, e Encontro de Poetas de Mestre de Maracatu Rural. O acesso à Casa da Rabeca durante a programação especial é gratuito.
“Ele contribuiu muito com a cultura do Estado, dando relevância a ritmos, danças e crenças da nossa terra. Queremos manter essa chama acesa, passando de geração em geração. Para isso, nada mais justo do que esta grande homenagem”, destaca Pedro Salustiano, organizador da programação e um dos filhos do Mestre Salu.
Trajetória – Nascido no ano de 1945, em Aliança, na Zona da Mata Norte, Manuel Salustiano Soares teve o seu trabalho conhecido nacionalmente, especialmente pela preservação dos folguedos e por tirar da rabeca ritmos regionais como forró pé-de-serra, frevo, cavalo marinho e maracatu. Em sua trajetória, também atuou como intérprete, cantor, compositor e músico. No ano de 2005, foi considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco pelo Governo do Estado. Mestre Salustiano faleceu no dia 31 de agosto de 2008, aos 62 anos.

Conheça aqui mais detalhes da vida e obra do mestre de folguedos populares.
Serviço:
Celebrações dos 70 anos do Mestre Salustiano
Exposição: de 12 a 13 de novembro, das 9h às 17h.
Festividade: sábado, 14 de novembro (com Petrúcio Amorim; Santanna, o Cantador; Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano de Olinda; e o grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada).
Local: Casa da Rabeca do Brasil (Rua Curupira, nº 340, Cidade Tabajara, em Olinda
Entrada gratuita

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...