Queridos leitores, à partir deste sábado (31), o nosso blog ganha uma nova coluna, intitulada CONECTADOS COM DEUS. A coluna assinada pelo Reverendo Osvaldo Nascimento vai trazer sempre um texto que vai nos ajudar a refletir sobre Deus e sobre a nossa vida. Que esta coluna possa te trazer mensagens de paz , fé e otimismo.
Quem é o Reverendo Osvaldo?
O Rev. Osvaldo José do Nascimento Filho, nasceu em Recife, tem doutorado em ministério pastoral pelo Seminário Servos de Cristo – São Paulo (cursando). É casado há 20 anos com Alessandra, tem dois filhos, Rafaela (16) e José Vitor (14).
Pastor efetivo da Igreja Episcopal de Arcoverde-PE. Trabalha há 26 anos com implantação de Igrejas e formação de liderança no Interior de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia.
A Tampa da Caneta BIC
Muitos de nós, ou já usou ou já viu alguém usar a tampa da caneta BIC para coçar o ouvido. Apesar de não ter sido feita com este intuito, parece ser ideal. Todo mundo que, tendo nas mãos uma tampa e sentindo coceira nos ouvidos, não resiste à tentação e faz uso dela. Ignoramos o propósito e a matéria prima pelos quais a tampa foi criada. Também ignoramos os riscos, esta prática pode causar lesões profundas no aparelho auditivo. A forma pontiaguda e o plástico rígido da tampa da caneta nunca deveria ir ao ouvido, mas ainda assim, não resistimos. Há uma atração muito forte que nos impulsiona a usa-la assim.
Todos os dias, ouvimos ideias de como viver melhor, de como ser feliz, de como tirar o melhor proveito deste mundo. Diante da “coceira no ouvido” e da posse de uma “tampa de caneta” não resistimos a tentação e fazemos mal uso da vida com atitudes e condutas que nos trazem uma resposta imediata a nossas necessidades urgentes. Não levamos em conta nossa matriz, nossa composição e propósito pelo qual fomos criados.
Em Gênesis, o Livro dos começos, Deus nos traz estes conhecimentos básicos, mas fundamentais para entendermos quem somos. O texto nos fala da nossa matriz geradora, nossa matéria-prima e os propósitos pelo qual existimos. E acredite, precisamos destes conhecimentos para saber fazer bom uso da vida e vivermos de modo abundante na terra.
O Livro de Gênesis nos fala da nossa Matriz geradora: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” (Gn 1:26 e 27). Não fomos criados como semideuses como supõe alguns, nem evoluímos de algum animal primata qualquer. A ideia de se sentir um semideus tem levado muitos a querer subjugar e dominar sobre muitos. E não seria o se sentir oriundo de animais irracionais que tem levado muitos a agir como animal? Veja que em todas as duas alternativas o relacionamento humano é afetado de forma negativa. Nossa origem está em Deus e quanto mais o conhecermos, tanto mais nos entenderemos.
Quando a Bíblia afirma que fomos criados a imagem e semelhança de Deus, ela está dizendo que fomos criados espírito vivente e recebemos um corpo para habitarmos neste mundo. Não somos só um corpo, uma matéria. Somos um espírito, assim como Deus o é. E os princípios que regem este espírito tem a ver com as qualidades que o Próprio Deus compartilhou na origem da criação, que são santidade, justiça e amor. Só, e unicamente só, quando eu reconheço que fui criado espírito vivente e que o grande propósito é viver em santidade, justiça e amor, eu começo a entender o que é viver. E só quando eu aponto minhas decisões nesta direção é que eu começo a viver e viver em abundância. Até começar a fazer isso, eu não terei vida, eu serei uma tampa de caneta tirando cera de um ouvido.

Não use sua vida como bem entender. Você foi criado de uma matéria prima especial e com um propósito sublime. Você foi criado para viver abundantemente na presença de Deus e em comunhão com muita gente que, assim como você, deve viver o melhor de Deus. O que for diferente disso não passa de uma “tampa de caneta BIC” no ouvido surjo, pode até socorrer uma “coceira” em um dia qualquer, mas tá fora de propósito e não te fará feliz.
Deus te criou para algo maior e melhor. Não deixe as necessidades imediatas estragarem isso. Se for feliz é o seu grande sonho, é hora de buscar em Deus o sentido do seu viver.
Osvaldo Nascimento
0 Comentários