Advertisement

Facebook

Banda de Pífanos de Caruaru é aclamada em rede nacional. Por que em Pernambuco ainda não?

Foto: Banda de Pífanos de Caruaru

A Banda de Pífanos de Caruaru se apresentou no Programa Esquenta da Rede Globo no último domingo e eu não assisti. Mas passeando pela internet, me deparei com uma matéria linda no Diário de Pernambuco que fala que esse patrimônio tão nosso foi clamado em rede nacional. Meu coração logo se encheu de alegria e não por menos; a banda de pífanos é uma das manifestações mais antigas e tradicionais da nossa cultura popular. Em plena campanha para se tornar Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, a Banda de Pífano de Caruaru entraram no palco tocando Pipoca moderna, canção de Sebastião Biano.
Foto: Banda de Pífanos de Caruaru

"Esta é uma banda essencial para história da música. Foi ouvindo a performance deles em Caruaru que Gilberto Gil teve a epifânia do tropicalismo", disse Tony Bellotto, guitarrista da banda Titãs, também convidada do programa de Regina Casé.

No seu novo CD, os Titãs gravaram uma música (Fala Renata) inspirada no som do instrumento de sopro. Por isso, a convite da apresentadora Regina Casé, a banda paulista executou Fala Renata ao vivo e a Banda de Pífano de Caruaru tocou A feira de Caruaru, imortalizada na voz de Luiz Gonzaga. 

Recentemente, as bandas de pífano de Caruaru entregaram uma solicitação ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para se tornar Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. A ideia nasceu de uma pesquisa do produtor de eventos Amaro Filho, que reuniu fatos e histórias sobre as bandas do estado em material que deve virar livro.


Por que o Brasil ainda não descobriu e se apaixonou pelo nordeste e pela linda cultura que nós temos? Tudo começa em casa, com a falta de valorização e apoio dos poderes públicos municipais e estaduais e falta de espaço na nossa televisão, mídia impressa e rádio. Quando temos uma chance de chegar lá fazemos bonito , encantamos , mas na nossa terra, não somos valorizados e tão pouco temos apoio.

Parabéns ao Diário de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...