Advertisement

Facebook

Apresentações culturais e debates vão abrir a VIII Semana do Patrimônio Cultural


Nesta segunda-feira, 17 de agosto, é o Dia Nacional do Patrimônio. Na mesma data, não por acaso, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, realiza a abertura da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que neste ano apresenta o tema ‘Práticas sustentáveis e territórios de sociabilidades’. A solenidade, que vai contar com palestras, debates e apresentações musicais, está marcada para acontecer no Teatro de Santa Isabel, às 14h, e é aberta ao público.
Uma das atividades na abertura da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco é uma palestra da doutora em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, Márcia SantAna, que vai conversar com o público sobre a temática do evento. Na sequência, o professor da USP, Bruno Padovano, também doutor na mesma disciplina, discorre sobre o tema Projetos de qualificação de espaços públicos: além da modernidade líquida.
Além dos debates, o palco do Teatro Santa Isabel receberá uma apresentação dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, os maestros Duda, Ademir Araújo (Formiga) e Nunes. A orquestra de Nunes será regida pelos maestros Duda e Ademir, que lhe farão uma homenagem. O encerramento será com a Banda Sinfônica do Recife.
Para Márcia Souto, presidente da Fundarpe, a Semana do Patrimônio, como parte de uma política pública voltada para este segmento da Cultura, tem como objetivo ampliar a discussão da importância do patrimônio cultural para a sociedade que, mais recentemente, vem levantando diversos questionamentos do que deve, ou não, ser objeto de preservação.
“É um momento ímpar de a sociedade se inteirar mais e melhor sobre debates urgentes que estão hoje na pauta das grandes metrópoles e que tratam, por exemplo, de questões como a melhor utilização dos espaços de convivência da cidade, revitalização urbana, sociabilidade, para questionarmos: em qual cidade queremos viver?”, destaca Márcia Souto.
Serviço
Abertura da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco
Segunda-feira (17/08) | 14h
Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n – Santo Antônio, Recife – Aberta ao público)

Confira a programação de abertura:

14h – Apresentação dos Patrimônios Vivos de Pernambuco – Maestro Duda, Maestro Formiga, Maestro Nunes e orquestra
15h – Palestra – Práticas sustentáveis e territórios de sociabilidades, com a prof.ª Dr.ª em Arquitetura e Urbanismo Márcia Sant’Anna – UFBA
15h45 – Palestra – Projetos de qualificação de espaços públicos: além da modernidade líquida, com o prof. Dr. em Arquitetura e Urbanismo Bruno Padovano – USP
16h30 – Debate
17h30 – Apresentação da Banda Sinfônica da Cidade do Recife

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...