Advertisement

Facebook

Políticas públicas de prevenção à violência contra a mulher ganham força em Garanhuns

No ano de 2014 foi registrada, em Garanhuns, uma média mensal de 62 casos de violência contra as mulheres. Dentre esses, 53 agressores foram presos. Diante disso, visando a ampliação das varas criminais em Garanhuns, para concentrar a demanda dos processos amparados pela Lei Maria da Penha, a secretária da Mulher, Eliane Vilar, e a diretora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Rosário Sarduy, estiveram reunidas na tarde de ontem (05) com o juiz e diretor do Fórum de Garanhuns, Dr. José Carlos Filho, no Tribunal de Justiça do Estado (TJPE), em Recife.

Na ocasião, foi debatido com o desembargador e vice-presidente do TJPE, Jones Figueredo, sobre a possibilidade de ampliar as varas criminais, dando maior celeridade à resolução dos processos. A secretária da Mulher, Eliane Vilar, fala sobre o momento. “Essa articulação entre os autores envolvidos na rede de enfrentamento à violência contra a mulher é a ferramenta essencial para direcionar e garantir os direitos das mulheres, fomentando novas práticas culturais”, afirma. Novos encontros para aprofundar a realização de tal projeto, ficaram marcados.

Ainda nesta semana, a secretária da Mulher esteve reunida com o delegado regional do Agreste Meridional, Dr. Marcos Omena, e as gestoras de organismos de políticas públicas para as mulheres do Agreste Meridional, para traçarem um planejamento de ações no enfrentamento à violência contra a mulher. A diretora do Cram, Rosário Sarduy, destaca a importância da reunião. “Isso é um caminho para o fortalecimento das ações que visam dirimir a violência doméstica e familiar em nosso município e em algumas cidades circunvizinhas que irão integrar o fluxograma desta ação”, comenta.

A agilidade na prestação de socorro à vítima, a celeridade nos pedidos de medida protetiva e orientação das equipes para o atendimento às mulheres foram alguns dos temas debatidos. No encontro, foi criado para as delegacias e demais órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Garanhuns e algumas cidades do Agreste Meridional um fluxograma para agilizar e humanizar o atendimento às mulheres vítimas de violência.

Ruthe Santana

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...