Foto: Amannda Oliveira |
A Fundarpe divulgou nesta quinta-feira (08), a relação dos grupos de cultura popular de todas as macrorregiões de Pernambuco seguem como candidatos ao título de Patrimônio Vivo do Estado após a primeira etapa do Concurso do RPV. A documentação entregue pelos inscritos foi analisada e as que estavam corretas, de acordo com o edital lançado no ano passado, foram habilitadas para a próxima fase.
No total, foram registradas 61 inscrições e, dessas, 55 foram consideradas válidas para continuar no processo. Alguns dos nomes habilitados para a próxima fase são Severina Lopes,Bloco Lírico Eu Quero é Mais, Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda e Nação do Maracatu Porto Rico.
Agora, acontece uma avaliação pela Comissão de Análise com posterior envio de todos os habilitados para o Conselho Estadual de Cultura, com a indicação de três nomes. Cabe ao Conselho a escolha final dos novos Patrimônios Vivos, que podem ser em acordo com os sugeridos pela Comissão ou diferentes.
RECONHECIMENTO EM VIDA – A Lei de Patrimônio Vivo reconhece ainda em vida o trabalho dos mestres, mestras e grupos de Pernambuco na construção de patrimônios culturais. A Lei prevê a concessão de bolsas vitalícias no valor de R$ 1.080,61 mensais para pessoas físicas e R$ 2.161,22 mensais para grupos como incentivo do Governo de Pernambuco a realização e perpetuação de suas atividades. Além disso, os registrados na Lei do Patrimônio Vivo assumem a missão de transmitir os seus saberes a aprendizes em eventos ou em programas de ensino e aprendizagem promovidos pela Secult-PE e Fundarpe.
Confira a lista completa dos habilitados .
Informações: Fundarpe
0 Comentários