Advertisement

Facebook

Reisados de Garanhuns mais próximos de se tornarem Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Foto: Cloves Teodorico
A Secretaria de Cultura de Garanhuns, junto com os mestres Benoni, Gonzaga, Viturino e João Tibúrcio, estarão presentes nesta sexta-feira (12), no Teatro Arraial, em Recife, para participar da cerimônia de anúncio oficial do registro das manifestações Maracatu de Baque Solto, Maracatu Nação e Cavalo Marinho como patrimônios culturais imateriais do Brasil. Na ocasião, também será realizada a entrega, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do pedido de registro da Ciranda e Reisado, também como patrimônios culturais.

“Estaremos lá representados por esses quatros mestres dos nossos reisados, além do tocador de viola, pandeiro e zabumba. A ideia é que todos estejam com suas roupas coloridas e luxuosas no evento”, destacou a secretária de Cultura, Cirlene Leite. De acordo com Cirlene, o Governo do Estado realizou o inventário de todos os reisados e cirandas de Pernambuco. “Agora, faremos a entrega do pedido de registro, ao Iphan, aguardando a nossa vez de termos os nossos reisados com esse título”, frisou a secretária.

Reisados de Garanhuns – A “Suíça Pernambucana” é a cidade com o maior número de reisados em atuação de Pernambuco. Existem, atualmente, cinco grupos formalizados que seguem com apresentações durante todo o ano em diferentes regiões. Os grupos “Garanhuns Cultural”, “Mestre João Tibúrcio”, “Os três Reis do Oriente”, “Santíssimo Redentor” e “Unidos com Alegria” são os reisados que representam Garanhuns por onde passam.

Samara Pontes

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...