O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu as inscrições para o I Seminário de Acolhimento Familiar e Institucional – MPPE: desafios atuais e perspectivas para o acolhimento em Pernambuco. O evento, que está sendo organizado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) com o apoio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) Infância e Juventude, acontecerá no auditório do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no bairro de Joana Bezerra, Recife.
As inscrições estão disponíveis por meio do preenchimento de formulário eletrônico na página www.mppe.mp.br, no menu Institucional > Escola Superior > Cursos, Palestras e Seminários. Ao todo foram disponibilizadas 300 vagas, das quais 100 são para membros e servidores do MPPE e 200 para o público externo, como conselheiros tutelares, gestores das secretarias municipais de Assistência Social e profissionais das instituições de acolhimento.
De acordo com o cronograma divulgado pela ESMP, o evento será realizado no dia 10 de novembro, das 8h30 às 17h, e tem como objetivo a construção de um espaço para sensibilização, reflexão, mobilização, articulação, capacitação e debate sobre o acolhimento institucional e familiar e seus reflexos no processo de formação da personalidade da criança e do adolescente.
Para dar início aos debates, a promotora de Justiça e coordenadora do CAOP Infância e Juventude, Jecqueline Elihimas, vai apresentar o trabalho Panorama do acolhimento institucional da criança e do adolescente em Pernambuco: antigos e novos desafios. Logo em seguida, haverá a palestra Aspectos do acolhimento institucional na perspectiva da criança e do adolescente, ministrada pela psicanalista da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Pernambuco (EBP-PE) e supervisora de Instituições da área de Saúde Mental Estadual, Anamaria Vasconcelos.
Após o primeiro intervalo o seminário receberá a mesa redonda Entre passado, presente e futuro: as representações de família para as crianças e adolescentes em acolhimento institucional, coordenada pelo promotor de Justiça de São José do Belmonte, Felipe Akel Pereira de Araújo. Os integrantes da mesa vão abordar os métodos interdisciplinares de escuta de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
No turno da tarde, que se iniciará às 14h, a promotora de Justiça Rosa Maria Salvi da Carvalheira coordenará a mesa redonda Articulação da Rede de Atendimento à criança, ao adolescente e sua família. O debate será focado no funcionamento dos serviços de acolhimento e no papel do MPPE para fortalecer essa rede, incluindo a apresentação de experiências da Promotoria de Justiça de Caruaru e da cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
Como último ato do encontro, os participantes vão propor a implantação de serviços de acolhimento familiar em Pernambuco.
Mais informações com a ESMP pelo telefone 3182-7351 ou 3182-7348, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h
ASCOM
0 Comentários