Advertisement

Facebook

Festival Canavial celebra a música rural e a consciência negra


A diversidade da nossa cultura popular nordestina e brasileira tem destino certo nas próximas semanas: a Zona da Mata Norte de Pernambuco. É a 8ª edição do Festival Canavial, que, este ano, celebra a música rural e a consciência negra com uma infinidade de atrações e atividades na região. Serão shows, oficinas, mostra de cinema, festival de gastronomia e seminários. A jornada começa nesta sexta (14), em Limoeiro e Nazaré da Mata, e seguirá até o dia 13 de dezembro, passando por outras três cidades: Buenos Aires, Vicência e Olinda, que, apesar de estar na Região Metropolitana de Pernambuco, também se integra ao festival, devido à sua importância no mapa cultural do estado. O Festival Canavial, que, nesta edição, homenageia o cineasta Lula Gonzaga e o poeta e jornalista TT Catalão, tem patrocínio da Petrobras e Ministério da Cultura.

Entre os destaques da programação musical, estão Quinteto Violado, Nádia Maia, Xangai, Leci Brandão, Chico César, Jackson Antunes e Elba Ramalho. Hoje e amanhã (16), o Pátio da Feira, em Limoeiro, e a Praça da Catedral, em Nazaré da Mata, recebem diversas atrações. A partir das 21h, passam pelos polos nomes como Elba Ramalho, Xangai, Coco Raízes de Arcoverde e Quinteto Violado, que se apresentam nas duas cidades, em dias alternados. O Quinteto prepara um show especial com repertório homenageando a música rural. Os Patrimônios Vivos de Pernambuco Orquestra Capa Bode e Banda Revoltosa também marcam presença. Já no domingo (16), Nazaré da Mata irá reverenciar o Encontro de Maracatus, que acontece das 16h às 21h, com a participação de 15 agremiações, no Parque dos Lanceiros. Já em Limoeiro, acontece o 5º Encontro de Bois de Caboclinhos, reunindo 11 folguedos, no Clube Colombo.
Além da programação musical, o Festival Canavial promove seminários, como o Seminário de Cultura Rural, que acontece, nesta sexta (14), em Nazaré da Mata, com participações de Pedro Vasconcelos, Diretor do Ministério da Cultura, e do historiador e professor da UFPE, Severino Vicente. Além disso, o Festival de Gastronomia, que será realizado em Vicência, que irá reunir cursos, palestras, concursos e exibição de longas relacionados a gastronomia.
A próxima parada do Festival Canavial são as cidades de Olinda e Vicência, a partir do dia 20/11 (quinta-feira).
Confira as programações nas cidades de NAZARÉ DA MATA e LIMOEIRO.

Movimento
O Movimento Canavial surgiu em 2006 com a proposta de integrar a Zona da Mata Norte através de vários projetos culturais. De Goiana a Nazaré da Mata são vários Produtores Culturais, Associações, Pontos de Cultura, empresas, Artistas, Mestres, rádios comunitárias, antigos Engenhos e grupos Culturais engajados e que mudaram a realidade da região. O Festival Canavial e o Pontão de Cultura Canavial são a expressão maior dessa grande rede cultural do Estado de Pernambuco.

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...