segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Exposição " 40 Anos Playmobil" é prorrogada até dezembro


Devido ao enorme sucesso de público e crítica, a exposição “40 Anos Playmobil – O sorriso mais famoso de todos os tempos” foi estendida até 14 de dezembro no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Organizada pelos colecionadores do Fórum PlayBrasilmobil, a mostra celebra em alto astral o aniversário de 40 anos do famoso bonequinho de plástico. Segundo dados do próprio museu, mais de 10 mil visitantes já compareceram à exposição, aberta em 17 de outubro.


São cerca de 300 metros quadrados dedicados à história do Playmobil, desde seu nascimento em 1974, na Alemanha (fruto da Crise do Petróleo), até os dias atuais. Painéis gigantes contam a evolução do brinquedo ao longo das quatro décadas no Brasil e no mundo. Peças raras nacionais ocupam as vitrines ao lado das últimas novidades da Europa. Onze dioramas recriam cenários clássicos, como uma cidade do Velho Oeste e a conquista do espaço sideral, passando pela magia do Circo e o Mar dos Piratas. O cotidiano do homem pré-histórico, as Pirâmides do Egito e o Coliseu Romano também ganharam versões Playmobil. E a cidade moderna – com praias, parque de diversões e o vaivém do trânsito – é retratada em detalhes. Entre bonecos, veículos e acessórios, são mais de 5 mil peças em exibição.

O destaque desse ano é o 4° Salão de PlaymoArte – onde fotógrafos e artistas plásticos de todo o país mostram suas criações tendo como inspiração o sorridente bonequinho. Ali estão obras de Heberth Sobral (artista carioca, assistente do premiado Vik Muniz), Rodrigo Pereira e Lela Vianna Valério (com suas intervenções urbanas, como as “cabeças Playmobil”), Carolina Garcia (jovem pintora carioca) e Louis Vasconcelos (ilustrador digital de Fortaleza); além dos fotógrafos Juliano Zanotelli (Florianópolis), Otavio Vicentini (Itapira, SP), Marcos Rossetton (docente e stylist de moda de São Paulo, com intervenções de fotos bordadas em tecido), Júnior Nascimento (Rio), André Vezo (Rio), Bruno Monnerat Campos (Rio), Fernanda Araújo (Pouso Alegre, MG) e Maria Moysés (Belo Horizonte, conhecida internacionalmente por seu trabalho “iloveplaymo” no Instagram).

O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, sem número, no Centro do Rio de Janeiro, e abre de terça a domingo. O ingresso custa R$ 8 (oito reais) de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca. Crianças até cinco anos de idade e idosos acima de 65 anos não pagam ingresso, assim como alunos e professores das escolas públicas. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros entre 60 anos e 65 anos pagam a metade do valor.

Serviço:
Exposição “40 Anos Playmobil – O sorriso mais famoso de todos os tempos
Local: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Marechal Âncora, sem número (próximo à Praça XV) – Centro – Rio de Janeiro
Data: de 17 de outubro a 14 de dezembro
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O museu não abre às segundas.
Ingresso: R$ 8 de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca.
Meia entrada: Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos.
Gratuidades: Crianças até cinco anos de idade; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia; sócios do ICOM (International Council of Museum); e funcionários do IBRAM e do IPHAN.
Agendamento de excursões: (21) 3299-0360 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br

Ficha técnica:
Realização – Fórum PlayBrasilmobil
Organização – Clube de Ideias Comunicação

Carlos Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário