Advertisement

Facebook

Arcoverde realiza III Semana do Bêbe


Pelo terceiro ano consecutivo, a Semana do Bebê acontece em Arcoverde. Numa realização da Prefeitura, o evento, que movimenta e mobiliza a cidade em prol da primeira infância, ocorre a partir desse domingo dia (02) e segue até a sexta-feira (07) seguinte.
 
Um dos objetivos é envolver toda a população, os gestores, as famílias, os profissionais, as escolas, os jovens, o comércio, os empresários, ONGs, creches e o sistema de garantia de direitos, sobre a importância do desenvolvimento infantil, da educação escolar e da inclusão social dos bebês, das crianças e dos adolescentes na comunidade.
 
Com o tema: “Primeira Infância: Bebês Amados! Garantia e Direitos para uma Infância Feliz", a abertura oficial acontece segunda-feira (03), às 20h, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA.
  
O evento se dá numa dinâmica, onde as oficinas, palestras e acontecimentos culturais ocorrem simultaneamente. São cerca de 30 acontecimentos em uma só semana. “Ainda envolvemos o comércio com o Concurso de Vitrines, as escolas com o concurso de cartazes, frases e desenhos. É uma forma de debater o tema em todas as esferas da sociedade civil”, esclarece a coordenadora da SB, Edivane Gomes.
 
Dentro dessa programação, Arcoverde também vai conhecer o/a Bebê Prefeito, que é eleito por ter sido a primeira criança a nascer  após o início dos eventos da Semana do Bebê, no serviço público, preferencialmente de parto normal. A missão é de representar tantos outros bebês nascidos na cidade e garantir a ele, e a toda criança de Arcoverde, o acesso aos cuidados de saúde, educação e assistência social. 
 
Para isso, a Prefeitura de Arcoverde através das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Comunicação, organiza a SB ao lado do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente -COMDDICA, do Conselho Tutelar de Arcoverde, do LIONS Clube de Arcoverde e do Programa Mãe Coruja da VI Gerencia Regional de Saúde.
 
Entre os parceiros estratégicos, estão a Unicef, Sanofi, UFRPE e os comerciantes locais, que abraçam essa causa como: Òticas Arcoverde, Camélias, Grupo LW, entre outros. 
 
Histórico - A Semana do Bebê nasceu da iniciativa dos médicos psiquiatras Salvador Célia, Odon Cavalcante e do radialista Pedro Dias da cidade de Canelas no Rio Grande do Sul, no ano de 2000. Em Arcoverde, para assegurar o pleno desenvolvimento infantil, a cidade instituiu a Semana como uma política pública, através da Lei nº2265/2012.
 
“Investir no Bebê deve ser uma prioridade, pois é na primeira infância que o ser humano desenvolve todas as suas capacidade cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem”, enfatiza um dos idealizadores da SB, o médico Odon Cavalcante.
 
Confira a programação completa da III Semana do Bebe e IV Semana Mão Coruja no site da Prefeitura de Arcoverde.

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...