A cidade de São Paulo recebe, de 16 a 28 de setembro de 2014, a quarta edição da Semana Internacional de Teatro de Animação do Sobrevento, que reunirá sete destacadas companhias de Teatro de Bonecos contemporâneo, de diferentes especialidades, apresentando espetáculos em que a animação dos bonecos é feita por um ator - mais do que por um manipulador - dando origem a criações inusitadas. O evento ocorre na Caixa Cultural São Paulo, com entrada franca.
Às apresentações somam-se mesas-redondas e oficinas, em uma programação muito variada, que reúne a Shakespeare WomenCompany, de Portugal; a Cia. Autónoma Dromosofista, da Itália/Argentina; o Théâtre De Cuisine e o Théâtre de L'Arc-En-Terre, ambas da França; o Gaia Teatro, do Peru; a Cia. Catibrum, de Minas Gerais e o próprio Grupo Sobrevento, de São Paulo, todas essas companhias com grande expressão internacional.
A Semana Internacional de Teatro de Animação do Sobrevento é uma mostra temática, em que o grupo busca discutir questões que considera importantes para o desenvolvimento e o aprofundamento de sua arte, ao mesmo tempo em que busca revelar a diversidade, a profundidade e a modernidade do Teatro de Bonecos. Se nos anos anteriores, a Mostra abordou temas como Diversidade, Do Boneco ao Objeto e Fragilidade, esse ano, em sua quarta edição, o Sobrevento propõe o tema O Ator e o Teatro de Animação, para discutir a interferência que o ator provoca em diferentes manifestações artísticas desta arte, criando gêneros, técnicas, e formatos, recriando velhos fenômenos culturais, estabelecendo novos papéis para a figura do manipulador, do bonequeiro e do próprio ator e, com isto, dando origem a espetáculos inesperados, surpreendentes, criando um teatro novo, sempre novo, para ser sempre atual.
Esta edição da mostra busca, ainda, explorar as possibilidades e limitações do boneco e do objeto como centro do Teatro de Animação, apresentando diferentes pontos de vista tomados por artistas experientes que estão entre os mais renomados em suas especialidades. “Não queremos fazer da Mostra um apanhado de espetáculos variados, mas apontar os novos e diferentes caminhos que o Teatro de Animação vem trilhando mundo afora e que o coloca na vanguarda das expressões artísticas contemporâneas” – diz Sandra Vargas, do Sobrevento.
O Grupo Sobrevento
Uma das companhias teatrais brasileiras que mais representa o Brasil no estrangeiro, o Sobrevento tem estado em países tão diferentes quanto a Estônia, a Suécia, o Irã, a Colômbia, a Irlanda, a Espanha, o Chile e Angola, entre outros, e tem sido o responsável pela vinda de um grande número de companhias estrangeiras de Teatro de Bonecos e de Objetos ao país, respondendo pela organização e curadoria de diferentes Festivais. “Acreditamos não só no potencial expressivo, quanto na vitalidade do Teatro de Animação. Realizar uma Mostra como esta é importante para estimular criadores, difundir e integrar nossa Arte ao que acontece no mundo e celebrar a nossa crença no encontro único de que o Teatro é capaz” - diz o diretor Luiz André Cherubini.
Para conferir a Programação Completa CLIQUE AQUI.
Informações: ASCOM
0 Comentários